Você Se Preocupa Demais? Como Consertar A Preocupação Exagerada

Você se preocupa demais?

Você se preocupa mais do que acha razoável e tenta parar a obsessão?

Como isso geralmente funciona para você?

Se você é como a maioria das pessoas que lutam com a preocupação obsessiva, você provavelmente acha que a luta para parar só traz mais preocupação.

É frustrante.

Quanto mais você tenta, pior parece que fica.

Você pode até se preocupar com o quanto você se preocupa demais.

Não É Sua Culpa

É fácil e muito comum culpar a si mesmo por esse problema.

Mas não é sua culpa.

A maioria das pessoas obtém resultados ruins quando se opõem a preocupação.

E os métodos que psicólogos e outros profissionais tradicionalmente oferecem para esse problema muitas vezes produzem resultados decepcionantes.

Remédios Tradicionais Para Pessoas Que Se Preocupam Demais

Psicoterapeutas tradicionais, que usam métodos psicanalíticos, tentam ajudar as pessoas a reduzir sua ansiedade descobrindo “por que” elas se preocupam demais.

Eles esperam que essa compreensão produza uma espécie de momento “aha!” e leve o problema ao fim.

Com muita frequência, porém, isso simplesmente produz mais pessoas preocupadas que são mais bem informadas sobre si mesmas e suas preocupações.

Em outras palavras, as pessoas sabem mais sobre “por que” elas se preocupam demais – mas elas ainda se preocupam demais!

Os terapeutas comportamentais cognitivos sugerem que a ansiedade é o resultado de pensamentos e crenças errados sobre você e sobre o mundo ao seu redor, e oferecem maneiras de perceber e corrigir esses “erros de pensamento”.

Eles esperam que essas correções levem a uma grande redução na preocupação, de modo que você não se preocupe mais.

Isso funciona para algumas pessoas.

Para outros, no entanto, isso produz pessoas que reconhecem os erros em seus pensamentos, mas ainda sentem as reações ansiosas e lutam em vão para impedir esses pensamentos errôneos.

Uma variedade de candidatos a especialistas endossa até mesmo “pensamentos parados”, nos quais você se diz “PARE” sempre que tiver um pensamento desagradável indesejado.

Isso é quase sempre mais problema do que a solução. mas aqui está a linha de fundo: nem pense em parar de pensar!

Se você tentou esses métodos e ficou desapontado com os resultados obtidos, provavelmente há uma boa razão para essa decepção.

Veja também: 8 Problemas Comuns Que Podem Ser Sinais De Ansiedade

Preocupação Crônica É Um Problema Contra-Intuitivo

Na minha experiência, a razão mais comum pela qual as pessoas falham em seus esforços para se preocupar menos é que esse é um problema contra-intuitivo.

O que isso significa, contra-intuitivo?

Um problema contra-intuitivo é aquele para o qual seu instinto, sua ideia intuitiva de como resolvê-lo, geralmente está errado.

A solução para um problema intuitivo geralmente será algo mais parecido com o oposto do seu instinto.

A ideia intuitiva mais comum de como responder aos pensamentos ansiosos é “parar de pensar isso”!

Isso quase nunca funciona.

Você provavelmente conhece alguns amigos ou parentes bem-intencionados que tentam ajudá-lo, dizendo-lhe para não pensar sobre tal coisa, e provavelmente sabe o quão inútil é essa sugestão.

Não funciona melhor quando vem de você!

Existem muitos problemas que são contra-intuitivos.

Se o seu cão sai da coleira e foge de você, seu instinto provavelmente é correr atrás dele.

Mas ele tem quatro pernas e você tem duas, ou seja, os resultados não serão satisfatórios.

Você obterá melhores resultados se fugir dele, porque então ele provavelmente vai virar e correr atrás de você.

Se você está dirigindo em uma estrada coberta de neve e começa a derrapar em direção a um poste, para onde você deve virar?

Se você virar para ficar longe do poste, provavelmente estará conversando com seu agente de seguros em breve.

Você obterá melhores resultados se manobrar para sair levemente da rota de colisão com o poste, e a derrapagem fará o serviço.

Se você está em uma praia e uma grande onda aparece, e você não quer ser derrubado, para onde você deveria ir?

Se você correr para a praia, provavelmente estará engolindo areia e água salgada segundos depois.

Você obterá melhores resultados se mergulhar na base da onda e deixar ela passar por você.

Em cada caso de um problema intuitivo, uma boa solução é geralmente o oposto do seu instinto.

Se você usa uma solução intuitiva (como “esqueça”) com um problema intuitivo, você provavelmente obterá resultados insatisfatórios.

Veja também: 10 Sinais Que O Medo Tomou Conta Da Sua Vida — E Como Resolver Isso

O Que É Uma Resposta Intuitiva Para Pessoas Que Se Preocupam Demais?

Uma resposta contra-intuitiva para pessoas que se preocupam demais é aquela que não tenta parar ou se opor aos pensamentos.

Em vez disso, visa mudar a maneira como você se relaciona com eles.

Trata pensamentos ansiosos como um desordeiro.

Não é uma boa solução pedir ao interlocutor para parar de falar, ou sair para o público e ter uma briga com o interlocutor.

Algumas das melhores maneiras de responder a um desordeiro envolvem o trabalho do do próprio desordeiro em sua rotina.

O uso de compromissos de preocupação é um bom exemplo de uma resposta contra-intuitiva.

Cantar uma canção engraçada para si mesmo sobre os pensamentos ansiosos é outro exemplo.

Pensando Nisso

A principal razão pela qual as pessoas continuam a se preocupar muito, apesar de seus melhores esforços para parar, é que elas usam uma resposta intuitiva (como dizer a si mesmo para parar de pensar sobre isso) para esse problema intuitivo.

Esta é a causa principal da frustração e sensação de fracasso que as pessoas experimentam quando tentam parar de se preocupar e de não ter mais ansiedade.

Encontrar respostas intuitivas e praticá-las é uma maneira muito mais provável de você se preocupar menos.

0 comentários… add one

Leave a Comment