Qual É A Diferença Entre Um Ataque De Pânico E Um Ataque De Ansiedade?

Você pode ouvir as pessoas falando sobre ataques de pânico e ataques de ansiedade como se fossem a mesma coisa.

São condições diferentes.

Os ataques de pânico ocorrem subitamente e envolvem um medo intenso e muitas vezes avassalador.

Eles são acompanhados por sintomas físicos assustadores, como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar ou náusea.

A última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) reconhece ataques de pânico e os categoriza como inesperados ou esperados.

Ataques inesperados de pânico ocorrem sem uma causa óbvia.

Os ataques de pânico esperados são tratados por estressores externos, como fobias.

Ataques de pânico podem acontecer a qualquer pessoa, mas ter mais de um pode ser um sinal de transtorno do pânico.

Os ataques de ansiedade não são reconhecidos no DSM-5.

O DSM-5, no entanto, define a ansiedade como uma característica de vários distúrbios psiquiátricos comuns.

Os sintomas de ansiedade incluem preocupação, angústia e medo.

A ansiedade geralmente está relacionada à antecipação de uma situação estressante, experiência ou evento.

Pode surgir gradualmente.

Veja também: É Um Ataque Cardíaco Ou Um Ataque De Pânico?

A falta de diagnóstico de ataques de ansiedade significa que os sinais e sintomas estão abertos à interpretação.

Ou seja, uma pessoa pode descrever um “ataque de ansiedade” e ter sintomas que outros nunca experimentaram, apesar de indicar que eles também tiveram um “ataque de ansiedade”.

Continue lendo para descobrir mais sobre as diferenças entre ataques de pânico e ansiedade.

Os ataques de pânico e ansiedade podem parecer semelhantes e compartilham muitos sintomas emocionais e físicos.

Você pode experimentar uma ansiedade e um ataque de pânico ao mesmo tempo.

Por exemplo, você pode sentir ansiedade enquanto se preocupa com uma situação potencialmente estressante, como uma apresentação importante no trabalho.

Quando a situação chega, a ansiedade pode culminar em um ataque de pânico.

Pode ser difícil saber se o que você está enfrentando é ansiedade ou ataque de pânico.

Lembre-se do seguinte:

  • A ansiedade normalmente está relacionada a algo que é percebido como estressante ou ameaçador.
  • Ataques de pânico nem sempre são controlados por estressores.
  • Geralmente ocorrem do nada.
  • A ansiedade pode ser leve, moderada ou grave.
  • Por exemplo, a ansiedade pode estar acontecendo no fundo de sua mente, enquanto você realiza suas atividades diárias.
  • Os ataques de pânico, por outro lado, envolvem principalmente sintomas graves e perturbadores.
  • Durante um ataque de pânico, a resposta autônoma de luta ou fuga do corpo assume o controle.
  • Os sintomas físicos são geralmente mais intensos que os sintomas de ansiedade.
  • Enquanto a ansiedade pode aumentar gradualmente, os ataques de pânico geralmente ocorrem abruptamente.
  • Os ataques de pânico normalmente desencadeiam preocupações ou medos relacionados a outro ataque.
  • Isso pode afetar o seu comportamento, levando-o a evitar lugares ou situações em que você acha que pode estar em risco de um ataque de pânico.

Ataques inesperados de pânico não têm gatilhos externos claros.

Ataques de pânico e ansiedade esperados podem ser desencadeados por coisas semelhantes.

Alguns gatilhos comuns incluem:

  • um trabalho estressante
  • dirigir
  • Situações sociais
  • fobias, como agorafobia (medo de espaços lotados ou abertos), claustrofobia (medo de espaços pequenos) e acrofobia (medo de altura)
  • lembranças ou memórias de experiências traumáticas
  • doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, síndrome do intestino irritável ou asma
  • dor crônica
  • abstinência de drogas ou álcool
  • cafeína
  • medicamentos e suplementos
  • problemas de tireoide

Os ataques de ansiedade e pânico têm fatores de risco semelhantes.

Esses incluem:

  • sofrer trauma ou testemunhar eventos traumáticos, quando criança ou adulto
  • experimentar um evento estressante da vida, como a morte de um ente querido ou um divórcio
  • sofrer estresse e preocupações contínuas, como responsabilidades no trabalho, conflitos em sua família ou problemas financeiros
  • vivendo com uma condição de saúde crônica ou com risco de vida
  • ter uma personalidade ansiosa
  • ter outro distúrbio de saúde mental, como depressão
  • ter familiares próximos que também têm transtornos de ansiedade ou pânico
  • usar drogas ou álcool

Veja também: A Ansiedade Pode Matar Você? O Que Fazer Durante Um Ataque De Pânico

Pessoas que experimentam ansiedade correm um risco maior de sofrer ataques de pânico.

No entanto, ter ansiedade não significa que você experimentará um ataque de pânico.

Os médicos não podem diagnosticar ataques de ansiedade, mas podem diagnosticar:

  • sintomas de ansiedade
  • transtornos de ansiedade
  • ataques de pânico
  • transtornos do pânico

O seu médico perguntará sobre seus sintomas e fará testes para descartar outras condições de saúde com sintomas semelhantes, como doenças cardíacas ou problemas da tireoide.

Para obter um diagnóstico, seu médico pode realizar:

  • um exame físico
  • exames de sangue
  • um teste cardíaco, como um eletrocardiograma (ECG ou ECG)
  • uma avaliação psicológica ou questionário

Você deve conversar com seu médico ou outro profissional de saúde mental para descobrir o que você pode fazer para prevenir e tratar os sintomas relacionados à ansiedade e ao pânico.

Ter um plano de tratamento e cumpri-lo quando ocorrer um ataque pode ajudá-lo a se sentir como se estivesse no controle.

Se você sentir um ataque de ansiedade ou pânico, tente o seguinte:

Respire Fundo Lentamente.

Quando sentir a respiração acelerada, concentre sua atenção em cada inspiração e expiração.

Sinta seu estômago encher de ar ao inspirar.

Contagem regressiva de quatro enquanto expira.

Repita até a respiração diminuir.

Veja também: 8 Exercícios Respiratórios Para Ansiedade Que Você Pode Tentar Agora

Reconheça E Aceite O Que Está Experimentando.

Se você já experimentou um ataque de ansiedade ou pânico, sabe que pode ser incrivelmente assustador.

Lembre-se de que os sintomas passarão e você ficará bem.

Pratique A Atenção Plena (Mindfulness)

As intervenções baseadas na atenção plena são cada vez mais usadas no tratamento de transtornos de ansiedade e pânico.

A atenção plena é uma técnica que pode ajudá-lo a fundamentar seus pensamentos no presente.

Você pode praticar a atenção plena observando ativamente pensamentos e sensações sem reagir a eles.

Use Técnicas De Relaxamento.

As técnicas de relaxamento incluem imagens guiadas, aromaterapia e relaxamento muscular.

Se você estiver sentindo sintomas de ansiedade ou ataque de pânico, tente fazer as coisas que achar relaxantes.

Feche os olhos, tome um banho ou use lavanda, que tem efeitos relaxantes.

Mudanças de estilo de vida

As seguintes mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir ataques de ansiedade e pânico, além de reduzir a gravidade dos sintomas quando um ataque ocorre:

  • Reduza e gerencie fontes de estresse em sua vida.
  • Aprenda a identificar e impedir pensamentos negativos.
  • Faça exercícios regulares e moderados.
  • Pratique meditação ou yoga.
  • Coma uma dieta balanceada.
  • Participe de um grupo de apoio a pessoas com ataques de ansiedade ou pânico.
  • Limite seu consumo de álcool, drogas e cafeína.

Veja também: 15 Ligações Entre Cafeína E Ansiedade

Converse com seu médico sobre outros tratamentos para ansiedade e ataques de pânico.

Alguns tratamentos comuns incluem psicoterapia ou medicação, incluindo:

  • antidepressivos
  • medicamentos anti-ansiedade
  • benzodiazepínicos

Muitas vezes, seu médico recomendará uma combinação de tratamentos.

Você também pode precisar alterar seu plano de tratamento ao longo do tempo.

Ataques de pânico e ataques de ansiedade não são os mesmos.

Embora esses termos sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, apenas ataques de pânico são identificados no DSM-5.

Conclusão

Os ataques de ansiedade e pânico têm sintomas, causas e fatores de risco semelhantes.

No entanto, os ataques de pânico tendem a ser mais intensos e geralmente são acompanhados por sintomas físicos mais graves.

Você deve entrar em contato com um médico se os sintomas relacionados à ansiedade ou ao pânico estiverem afetando sua vida cotidiana.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

0 comments… add one

Leave a Comment