Qual É O Valor De Fumar?

Fumar Não Acalma Os Nervos, Mas Tem Outros Benefícios.

A ideia de que fumar acalma os nervos e diminui a ansiedade invade nossa cultura.

Mas pode estar errado.

Da mesma forma que o consumo de álcool (um depressor) aumenta os sentimentos de depressão, fumar cigarros pode realmente aumentar os sentimentos de ansiedade.

Então, quando bebemos porque estamos tristes ou fumamos porque estamos estressados, podemos estar piorando nossos problemas.

Um estudo recente do British Journal of Psychiatry descobriu que parar de fumar reduz acentuadamente a ansiedade daqueles com diagnóstico psiquiátrico (McDermott, Marteau, Hollands, Hankins & Aveyard, 2013).

Contra suas intuições, as pessoas que conseguem parar de fumar descobrem que se beneficiam de um humor melhorado (Raven, 2014).

Os médicos, particularmente aqueles que trabalham na reabilitação de drogas e álcool, há muito tempo protegem o direito do paciente de fumar.

Eles veem isso, em parte, como uma maneira bastante benigna de lidar com o estresse e a ansiedade associados à obtenção de sobriedade.

Veja também: 6 Etapas Para Parar De Vaporizar Ou Fumar

Embora os efeitos deletérios do tabagismo na saúde física de alguém estejam bem documentados, o tabagismo não parece ter consequências de maior alcance paralelas às do consumo de bebida.

Não destrói famílias e casamentos; também não causa prejuízos na direção nem leva à perda de emprego.

A aceitação de fumar em ambientes de reabilitação, no entanto, pode realmente estar promovendo uma cultura de fumar nessa população.

Segundo um estudo, mais da metade da recuperação de alcoólatras fuma e o tabagismo é a principal causa de morte nessa população (News Medical, 2008).

É socialmente aceitável entre essa população e não parece ser tratado como um vício da maneira que o álcool é.

O Dr. Paul Aveyard, da Universidade de Oxford, argumenta com a suposição de que fumar ajuda a recuperar viciados.

“Para médicos como eu, quando vemos pessoas que fumam e que também têm problemas de saúde mental, muitas vezes há a sensação de que estamos privando-as de uma maneira de lidar com o estresse”, diz ele.

“‘Mas, na verdade, estamos ajudando essas pessoas a melhorar (Raven, 2014)”.

Então, por que os médicos frequentemente entendem errado a relação estresse-fumar?

E por que somos, como fumantes, bebedores e qualquer outra coisa, geralmente tão ruins em nos medicar?

Uma resposta possível é que os hábitos associados ao fumo proporcionam relaxamento.

Se você trabalha em uma empresa onde os intervalos para fumar ainda são permitidos, você sabe que os fumantes tendem a fazer mais intervalos e também a sair.

Pesquisas recentes também sugerem que os fumantes praticam padrões de liberação por inalação durante o ato de fumar que são mais semelhantes aos usados ​​na meditação do que a respiração normal.

Os movimentos de fumar e o relaxamento envolvido na respiração profunda podem ser uma parte importante do vício (Wells, 2012).

Sem a compulsão de fumar, há poucas razões para criar pausas revitalizantes e respirações profundas na estrutura do dia a dia.

De fato, sem um vício para cuidar, você pode nem se sentir autorizado a essa forma de autocuidado.

Outra resposta em potencial é que a crença de que estamos fazendo algo relaxante pode ser bastante poderosa.

Como tendemos a estruturar nossa experiência com nossas expectativas, portanto, quando esperamos que uma atividade seja relaxante, podemos experimentá-la dessa maneira – mesmo que subsequentemente aumente nosso senso geral de agitação e o nível geral de estresse.

Há algo imediato sobre fumar e beber que as tendências de longo prazo não percebem.

O valor a curto prazo é quantificável; atividades de fumar e beber produzem alterações cerebrais.

E essas alterações cerebrais podem parecer muito boas quando nossos estados fisiológicos se tornam intoleráveis.

Mas são as tendências maiores que precisam de atenção, em parte porque nos dão pistas para o quebra-cabeça de curto prazo.

Por que não fazemos intervalos de 10 minutos a cada poucas horas?

Por que não andamos por aí, esticamos ou saímos para respirar fundo algumas vezes?

Por que estamos tão preocupados que nosso autocuidado seja meticulosamente justificado?

Se fumar nos deixa mais ansiosos em geral, talvez precisemos pressionar mais as perguntas que o cigarro está tentando responder.

Referências

McDermott, MS, Marteau, T.M, Hollands, GJ, Hankins, M. & Aveyard, P. (2013). Mudança na ansiedade após tentativas bem-sucedidas e bem-sucedidas de parar de fumar: estudo de coorte. British Journal of Psychiatry, janeiro de 202 (1), 62-67.

New Medical (2008). Café e fumo notórios em reuniões de Alcoólicos Anônimos. 19 de julho, Acesso em http://www.news-medical.net/news/2008/07/19/40103.aspx.

Raven, K. (2014). Parar de fumar está relacionado à melhora do humor. Chicago Tribune, 12 de março, acessado em http://articles.chicagotribune.com/2014-03-12/sports/sns-rt-us-quitting-smoking-mood-20140312_1_reuters-health-quitting-smoking-smokers 

Wells, SD (2012). Novas pesquisas revelam que o padrão respiratório dos fumantes aprofunda o vício.

Natural News. Acessado em http://www.naturalnews.com/036075_smokers_addiction_breathing.html

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

0 comments… add one

Leave a Comment