Qual Tipo De Meditação É Melhor Para A Ansiedade?

Esta é uma questão interessante e um tanto complexa.

Até certo ponto, qualquer forma de meditação pode fornecer alguma ajuda e, na maioria dos casos, qualquer meditação é melhor do que nenhuma meditação.

No entanto, devido ao modo específico como as diferentes práticas de meditação afetam o cérebro, a atenção plena (mindfulness) pode ser sua melhor aposta para neutralizar o impacto do estresse crônico e da ansiedade.

Antes de prosseguirmos, deixe-me dizer algumas palavras sobre o que quero dizer com atenção plena.

Para os propósitos deste post, usarei a definição de Jon Kabat-zinn, que basicamente descreve mindfulness como “prestar atenção de uma maneira particular, propositalmente, no momento presente, e sem julgamento”.

(Kabat-zinn, 2005) Isso é importante, pois separa essas práticas de outras formas comuns de meditação, incluindo estilos que enfatizam o foco ou a concentração, a bondade amorosa ou a compaixão ou a consciência expandida.

Quando a atenção plena é praticada de acordo com a definição usada acima, algumas coisas interessantes acontecem no cérebro.

Em primeiro lugar, as ondas cerebrais teta aumentam em uma porção específica do lobo frontal chamada córtex cingulado anterior (CCA).

As ondas Theta nessa região do cérebro estão associadas à atenção suave e relaxada.

Este é o tipo de atenção que está envolvida quando você observa o que está acontecendo no momento presente, mas não está apegado a nada disso.

É importante ressaltar que este é o oposto exato das ondas cerebrais vistas nesta região durante o estresse e a ansiedade (Shapiro, Jr, 2008; West, 1987).

Veja também: Você Pode Diminuir Sua Ansiedade Pensando Nesta Palavra

Quando o cérebro está fixado em algo perturbador, o CCA fica superativado, aumentando as ondas cerebrais beta e beta altas.

Quando isso acontece, a pessoa não consegue mudar de marcha.

Ela fica presa em certos pensamentos, sentimentos e sensações corporais, que podem gerar ou exacerbar sentimentos de ansiedade.

A outra parte do cérebro que parece ser diretamente afetada pelas práticas de atenção plena é o córtex cingulado posterior, ou CCP (Garrison, K, et al. 2013).

O CCP é o centro da rede de modo padrão e está muito envolvido em tarefas mentais autorreferenciais.

Se você está pensando em você ou em algo que diga respeito à sua identidade, o CCP vai se engajar.

É um pequeno salto ver que a superativação do CCP também pode estar ligada ao estresse e ansiedade.

Se você está estressado, do que se trata?

Você!

Se você está ansioso, geralmente é o resultado da preocupação com suas crenças ou medos sobre o futuro ou como as coisas afetarão você, sua família e amigos.

A prática da atenção plena nos permite assumir o papel de observador, ganhando perspectiva e nos desligando da tendência de experimentar tudo como algo pessoal.

Portanto, de uma forma muito tangível, as práticas de atenção plena fornecem um contrapeso aos padrões de ansiedade no cérebro (Tarrant, 2017).

Em postagens futuras, exploraremos estratégias específicas de atenção plena, práticas de meditação informadas sobre traumas e meditação para outras questões de saúde mental.

Referências

Garrison, K, et al. (2013). Consciência sem esforço: usando neurofeedback em tempo real para investigar correlatos da atividade do córtex cingulado posterior no autorrelato de meditadores. Frontiers in Human Neuroscience, 7: 440. doi: 10.3389/fnh1.2013.00440

Kabat-zinn, J. (2005). Onde quer que você vá, você está lá: Meditação da atenção plena na vida cotidiana (10ª ed). New York, NY: Hachette Books.

Shapiro, Jr, DH (2008). Meditação: Estratégia de autorregulação e estado alterado de consciência. Piscataway, NJ: Aldine Transaction.

Tarrant, J. (2017). Intervenções de meditação para religar o cérebro: estratégias de integração da neurociência para TDAH, ansiedade, depressão e PTSD. Eau Claire, WI, PESI Publishing.

West, M. (1987). A psicologia da meditação. New York, NY: Clarendon Press/Oxford University Press.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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