Quando O Exercício Físico Se Torna Perigoso

Os benefícios para a saúde da atividade física são bem conhecidos: ajuda a dormir melhor, melhora o humor e a ansiedade, ajuda no metabolismo e (meu benefício favorito) pode ser muito divertido.

O vício em exercícios (também conhecido como dependência de exercícios ou exercício excessivo/compulsivo/obrigatório) é comum em pessoas com distúrbios alimentares.

Embora muitos pacientes citem a “queima de calorias” como motivação para o exercício, isso está longe de ser o único (ou mesmo o mais importante) motivador.

Muitas pessoas com distúrbios alimentares acham que seu exercício as ajuda a controlar emoções negativas como depressão e ansiedade, que se sentem culpadas ou ansiosas se não se exercitam e que experimentam retraimentos se não se exercitam.

Embora geralmente se pense que as pessoas com distúrbios alimentares praticam mais atividade física do que a média, não é a duração do exercício que fornece aos pesquisadores uma definição de dependência do exercício.

Afinal, muitos atletas se exercitam longa e duramente, sem sinais de distúrbios alimentares.

Em vez disso, é a sua atitude em relação ao exercício e o modo como você se comporta quando não consegue se exercitar é o mais revelador.

O que os pesquisadores descobriram ao entrevistar pessoas com distúrbios alimentares que relatam ser dependentes de exercício físico é que os dois fatores mais importantes são comprometimento do funcionamento normal e sintomas de abstinência.

Estudos posteriores também observaram que a importância do exercício como forma de melhorar ou alterar seu humor também era um marcador de dependência do exercício.

É difícil saber quando seus hábitos de exercício afetam negativamente sua vida, especialmente porque o vício em exercícios tem muito menos probabilidade de atrair críticas culturais do que outros tipos de vícios.

Então, como você pode saber se é viciado em exercício?

Veja também: Excesso de Energia Como Sintoma da Ansiedade

1. Você Evita Outras Atividades Importantes Para Se Exercitar.

Isso não está apenas abrir espaço em sua programação para uma ida à academia.

É pular o trabalho, a escola e deixar de passar tempo com os amigos para se exercitar.

Em vez de estar na aula, você está na academia.

Um amigo de fora está visitando você e isso interfere no seu treino?

Você não vê seu amigo.

2. O Exercício É A Coisa Mais Importante Em Sua Vida.

Você planeja seu dia com base na sua rotina de exercícios.

Se algo acontecer, você pode mudar outras coisas em sua programação, mas não o exercício.

E quando você não está se exercitando, está pensando em se exercitar: quando você se exercitará a próxima vez, quantos km correu da última vez, o que as outras pessoas devem estar se exercitando.

3. Você Usa Exercícios Para Alterar Seu Humor.

Muitas pessoas relatam que o exercício faz com que se sintam melhor, mental e fisicamente.

Mas se você confiar no exercício físico para lhe proporcionar uma sensação eufórica de sensação entorpecida e tranquila, isso é diferente – e muito mais problemático.

4. Seus Hábitos De Exercício Criam Conflito Em Sua Vida.

Talvez seus entes queridos expressem preocupação com o quanto você está na academia.

Ou que você nunca parece tirar um dia de folga.

Talvez seus treinos possam ser um pouco excessivos.

Você provavelmente os ignora, porque que mal tem nenhuma atividade tão benéfica quanto exercício físico?

Então você começa a evitar que as pessoas que o amam evitem o conflito ou mente sobre seus exercícios.

Por mais que você justifique seu comportamento dizendo que são os comentários deles que são o problema, pode valer a pena considerar o exercício como o verdadeiro culpado.

5. Você Tentou Reduzir O Exercício, Mas Não Dura.

Se não se exercitar faz você se sentir muito culpado, muito ansioso ou simplesmente uma bagunça emocional, esses sentimentos são muito mais fortes do que seu desejo de se exercitar menos.

6. Você Sente Sintomas De Abstinência Quando Adia Ou Para De Se Exercitar.

O exercício funciona no cérebro da mesma maneira que os opiáceos (os pesquisadores teorizam que é assim que o exercício se torna viciante), e os sintomas de abstinência são semelhantes: tremores, depressão, Ansiedade e fadiga.

Não é ruim ficar desapontado se seu treino normal for interrompido ou cancelado, mas isso não deve evocar fortes sintomas físicos.

Veja também: O Triângulo Vicioso Do Perfeccionismo, Ansiedade E Depressão

7. Você Baseia Sua Ingestão De Alimentos Em Torno Do Treino (Ou Vice-versa).

Muitas pessoas dizem que uma simples sobremesa requer algum tempo extra na esteira.

Pode ser normalizado, mas esse pensamento não é saudável nem preciso.

Ainda assim, se você se encontra fazendo ginástica mental para equilibrar sua ingestão de alimentos e sua produção de exercícios (ou, como eu, seguir cronogramas rígidos para evitar a necessidade da referida ginástica mental), isso pode ser sinais de um problema sério.

8. Você “Compensa” As Sessões De Exercícios Perdidas.

Seja no dia anterior ou no dia seguinte, agendar exercícios adicionais para compensar uma sessão perdida é o sinal de um problema.

9. Você Acha Que Precisa De Mais E Mais Exercício Para Obter Os Mesmos Benefícios.

Talvez, quando você começou a se exercitar, uma simples caminhada de 15 minutos por dia fosse suficiente.

Mas logo você começou com uma corrida diária de 30 minutos e adicionou alguns pesos, depois mais exercícios aeróbicos e algumas técnicas de CrossFit.

E assim por diante.

Por fim, seu novo valor “máximo” se torna o mínimo diário.

Nenhuma quantidade de exercício parece suficiente.

10. Você Mente Sobre O Quanto Você Se Exercita.

Chega.

Se você reconhecer esses sinais em si mesmo ou em um ente querido, precisará procurar tratamento baseado em evidências para um distúrbio alimentar.

Pode ser a diferença (literalmente) entre recuperação e uma vida passada amarrada à esteira.

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