Quando Você Tiver Muita Confiança, Espere Que Isso Aconteça

Ter confiança é indiscutivelmente um atributo crítico para o sucesso.

Depois de levar em conta a habilidade, nenhuma outra qualidade é mais influente na mediação dos resultados de desempenho do que a expectativa positiva de atingir os resultados desejados (Bandura, 1997).

Mas ter muita confiança é um problema?

De acordo com a ciência, sim, é.

Alguns exemplos comuns de excesso de confiança incluem chegar atrasado para um compromisso porque subestimou o tempo de viagem ou porque superestimou sua capacidade de dirigir.

Talvez você seja como algumas pessoas que pensam que podem concluir um projeto rapidamente, apenas para acabar perdendo os prazos, porque você ficou sem tempo devido a um otimismo exagerado.

Frequentemente, o excesso de confiança resulta em esforço mínimo durante o trabalho sob a falsa crença de que uma tarefa é fácil ou pode ser concluída rapidamente.

Essas consequências comuns do excesso de confiança podem ser prejudiciais ao seu ego e possivelmente à sua reputação, mas podem ser melhoradas com boas habilidades de planejamento e estratégias de gerenciamento de tempo.

No entanto, nem sempre é tão simples.

O excesso de confiança também pode ter implicações mais devastadoras.

Basta lembrar o que aconteceu depois que o General Custer gritou “ataque” na Batalha de Big Horn antes que suas tropas fossem massacradas, ou lembre-se do capitão do navio mal informado que proclamou: “É apenas um pouco de gelo”, após bater em um iceberg que afundou o inafundável Titanic.

Como podemos ver, o excesso de confiança pode ter consequências trágicas.

Como você provavelmente não se envolverá em batalhas tribais ou pilotará um navio de cruzeiro de 1912, em vez disso, vamos examinar algumas outras ramificações práticas de nossas crenças de confiança infladas.

Cada um de nós tem teorias pessoais sobre a forma como o mundo funciona.

Você pode ter uma opinião sobre a importância da oração ou ter opiniões sobre como os humanos devem tratar o meio ambiente.

Você até tem crenças sobre a maneira correta de cozinhar um ovo.

Por exemplo, você já esteve em uma viagem, viajando pela estrada solitária quando alguém passa por você a 160km por hora?

Como você reagiu?

Se você for como algumas pessoas, provavelmente tem um apelido para essa pessoa que passou por você, algo que não faz jus, como idiota.

Que tal quando você está cruzando na faixa da esquerda, tocando sua música favorita, apenas para ficar preso atrás de alguém dirigindo no limite de velocidade – muito mais lento do que você.

Você provavelmente também tem um nome depreciativo para essa pessoa.

Portanto, parece que os motoristas mais rápidos ou mais lentos do que você tem o potencial de provocar reações negativas.

Em outras palavras, apenas sua velocidade é a velocidade “certa”, independentemente de quão rápido você dirige.

Veja também: Como Superar A Vergonha E Desenvolver Autoconfiança

Como As Preferências Se Relacionam Com A Confiança?

Normalmente acreditamos que nossas opiniões, valores e visões de mundo são justificados e apropriados em comparação com outras pessoas, e geralmente temos bastante confiança em nossas perspectivas.

A pessoa média sente-se bastante confortável não apenas com sua maneira de dirigir, mas também com sua maneira de se cuidar, vestir, falar e, sim, até mesmo com seu nível de motivação e esforço dedicado a uma tarefa.

Sim, tudo se resume à impressão geral de que acreditamos que nosso caminho é o melhor, o que, por sua vez, afeta nossa confiança porque temos um viés positivo sobre nossas próprias habilidades e capacidades.

Existem muitas expressões e termos para descrever os fenômenos psicológicos de preconceito pessoal que explicam nosso pensamento preferencial.

Adjetivos como egoísta e narcisista vêm rapidamente à mente.

Cientistas motivacionais chamam o processo de ser excessivamente confiante sobre nossas perspectivas pessoais e demonstrar padrões de pensamento míope como demonstração de viés misterioso.

Os fenômenos ocorrem “quando as pessoas avaliam evidências, geram evidências e testam hipóteses de uma maneira tendenciosa para suas próprias opiniões e atitudes anteriores”.

(Stanovich, West, & Toplak, 2013, p. 213).

As consequências do preconceito “meu lado” predispõem-nos a acreditar que nosso “caminho” é superior.

Na melhor das hipóteses, o preconceito “meu lado” geralmente significa não conseguir ver as desvantagens potenciais de suas próprias crenças e perspectivas pessoais.

Na pior das hipóteses, o preconceito resulta em decisões ruins, porque buscamos apenas evidências que confirmem nossas crenças pré-existentes, turvando nossas habilidades analíticas e interferindo em nossa capacidade de resolver problemas corretamente.

Veja também: 5 Razões Pelas Quais As Pessoas Têm Baixa Autoconfiança

Domando A Besta Preferencial

O problema está claramente identificado, mas como o preconceito e o excesso de confiança podem ser contidos?

Em primeiro lugar, recomendo a adesão estrita ao ‘hack da realidade’.

O Hack da Realidade ou Reality Hack afirma que as coisas ocasionalmente darão errado, não importa o quanto tentemos evitar dificuldades.

Fugir de atrasos, infortúnios, tristeza, rejeição e estresse indefinidamente é irreal.

O hack também afirma que uma abordagem realista da vida significa que você nem sempre estará correto, apesar de suas habilidades, conhecimento, habilidade e experiência avançados.

A próxima etapa para conter o pensamento tendencioso e potencialmente falho é monitorar de perto e refletir sobre nosso processo de pensamento geral.

Em vez de tirar conclusões precipitadas, devemos esperar e pensar sobre nosso pensamento, refletindo sobre as consequências de uma ação potencial.

Terceiro, devemos examinar criticamente o processo de coleta de evidências, perguntando-nos se avaliamos todas as evidências disponíveis ou apenas as informações que apoiam nossa posição.

Um passo final é uma abertura para concepções alternativas e consideração de opiniões que podem refutar nossas crenças existentes.

No final das contas, evitar o excesso de confiança e o preconceito por mim mesmo requer calibrar com precisão suas próprias habilidades, enquanto avalia honestamente os requisitos da tarefa.

Se não tivermos certeza sobre o que é necessário para completar uma tarefa, devemos ser mais conservadores em nossas projeções.

Da mesma forma, a calibração adequada de habilidade deve ser demonstrada mesmo quando acreditamos que conhecemos uma tarefa por dentro e por fora.

A capacidade de supercalibração pode resultar em um esforço limitado, porque pensamos que uma tarefa é fácil.

A falta de calibração dos requisitos da tarefa pode resultar em estresse e ansiedade de desempenho, uma vez que tenhamos uma imagem mais clara de quais habilidades são necessárias para completar a tarefa com sucesso.

A ansiedade, por sua vez, consome recursos cognitivos preciosos que, de outra forma, seriam dedicados aos requisitos da tarefa.

Como acontece com a maioria dos fatores motivacionais, quanto maior for sua autoconsciência geral, maior será a probabilidade de você conseguir superar as armadilhas psicológicas descritas.

Avaliações realistas e vigilantes acabarão por beneficiar sua precisão de calibração e evitar os efeitos negativos do viés do “meu lado”.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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