Quantas Horas De Sono Você Precisa?

A Quantidade De Sono Necessária Muda Com A Idade.

Podemos ter protestado contra a soneca quando éramos crianças, mas, como adultos, sabemos que o sono é vital.

(Alguém mais gostaria de poder tirar uma soneca durante o dia de trabalho?) Shakespeare chamou isso de “banho dolorido, bálsamo de mentes feridas, segundo curso da grande natureza, nutridor principal no banquete da vida”.

Em termos menos poéticos, as manchetes nos dias de hoje parecem amar falar sobre os malefícios do sono ruim: “A privação do sono causará a doença de Alzheimer e ataques cardíacos!” Um anúncio de colchão que eu vi simplesmente dizia: “Você só pode viver sete dias sem dormir”.

Que pressão para dormir bem!

Manchetes temíveis à parte, há boas evidências de que o sono é importante para a saúde, o bem-estar e o sucesso.

Uma metanálise recente, incluindo mais de 1.600 indivíduos, apoiou os achados de que a restrição do sono está associada a uma atenção e pensamentos mais fracos.

Sabemos há anos que a falta de sono pode desencadear episódios maníacos em pessoas com transtorno bipolar.

E estamos aprendendo agora, com pesquisadores da Suécia e da Alemanha, que o sono insuficiente pode até afetar a microbiota em seu intestino.

Quantos Zzz’s São Suficientes?

Então, quanto de olhos fechados você realmente precisa?

É possível dormir demais?

Se você perguntar ao Dr. Google, você receberá mais de um bilhão de respostas.

A resposta mais comum parece ser “oito horas”.

Parece bastante simples, certo?

Mas de onde vem esse número mágico?

E se você está pensando, “Dr. Google não me examinou; como ele sabe quanto eu preciso dormir?”, então você está pensando na direção certa.

Veja também: 4 Razões Pelas Quais Você Pode Acordar Se Sentindo Cansado

Muitas vezes nos dizem que devemos beber oito copos de água por dia.

(Parece que cada aspecto de nossa saúde gira em torno desse número especial). Mas isso se aplica a todos?

Se passo a maior parte do meu tempo livre pendurado no sofá, navegando pelo Instagram, realmente preciso da mesma quantidade de água que uma estrela da ginástica olímpica?

A quantidade de água que precisamos beber depende da fisiologia do nosso corpo, bem como do nosso nível de atividade, entre outros fatores.

A mesma lógica não se aplica ao sono?

A quantidade de sono que precisamos depende de como somos biologicamente conectados e das necessidades de nosso corpo.

O guia de 2015 da National Sleep Foundation para durações saudáveis ​​do sono concorda.

Para criar o guia, um painel de especialistas usou os dados científicos disponíveis para determinar quantidades adequadas de sono para uma faixa etária.

Depois de muito trabalho rigoroso, eles não disseram: “olha! Todo mundo precisa de oito horas, sem exceções!

Em vez disso, eles fizeram comentários como “Para os adolescentes, recomendamos oito a dez horas, mas de sete a 11 horas pode ser apropriado”.

Observe o intervalo de quatro horas em sua recomendação – essa é uma grande margem!

Além disso, eles especificaram a faixa etária com a qual estavam falando.

Para bebês recém-nascidos, o intervalo “que pode ​​ser apropriado” é de 11 a 18 horas.

Para adultos, esse número varia de sete a nove horas e para idosos, esse intervalo é de cinco a nove horas.

O argumento aqui é que o sono saudável difere para diferentes grupos e as necessidades de sono mudam com o tempo.

Agora, você pode não esperar dormir como um bebê, mas como pode determinar seu número?

Aqui estão três dicas para descobrir seu ponto ideal pessoal para aproveitar ao máximo esses preciosos zzz’s.

Veja também: 5 Dicas Para Acalmar Uma Mente Inquieta Antes De Ir Dormir

3 Dicas Para Ter O Sono Que Você Precisa

Dica 1: Se Você Está “Cansado, Mas Ligado”, Pode Estar Se Esforçando Demais.

Você já se sentiu mais do que pronto para rolar na cama, apenas para descobrir que, enquanto seu corpo estava exausto, você simplesmente não conseguia desligar o cérebro?

Você não pode parar de pensar na lista de tarefas de amanhã ou refletir sobre todas as coisas embaraçosas que você já disse.

Eu chamo isso de “cansado, mas ligado”.

Pode ser difícil de acreditar, mas se você costuma se sentir assim, provavelmente não fica privado do sono – pode estar se esforçando demais para dormir mais do que o seu corpo exige.

Ouça-me, insones do mundo!

Eu sei que parece que o problema é que você não dorme o suficiente.

Mas se você fosse realmente privado de sono, estaria com sono.

E se você estivesse com sono, seria capaz de adormecer.

“Mas eu sinto sono! Eu sinto que poderia cair no sono” – eu ouço você protestar.

Vamos dedicar um minuto para revisar como é realmente a sonolência.

Talvez suas pálpebras comecem a se inclinar e se sentirem pesadas.

Talvez você tenha dificuldade em acompanhar o livro que está lendo.

Por outro lado, o que é cansaço, exaustão e letargia?

Agora estamos falando de dores musculares, baixa energia, baixa motivação, esgotamento mental… todas as coisas que fazem você querer se enrolar debaixo das cobertas.

Mas isso não significa que você está com sono.

Você pode estar “cansado, mas alerta”, como em “Acabei o dia, mas estou bem acordado”.

há uma diferença entre sonolência e cansaço.

Acreditamos que o cansaço pode ser curado indo para a cama cedo ou tentando dormir, mas tentar forçar o sono quando seu cérebro não está com sono é como tentar se apaixonar por alguém que você não gosta.

Só causará angústia e drama antes que você desista.

Então, ouça seu corpo – se você estiver com sono, vá para a cama.

Se você não estiver com sono, aproveite seu tempo extra.

Veja também: Valeriana Para Dormir E Para Reduzir Até Sair De Medicamentos Contra Ansiedade

Dica # 2: Se Você Costuma Ficar Com Sono Durante O Dia, Não Consegue Pegar Zzzs Suficientes À Noite.

Se você está rotineiramente cochilando quando não pretende, como durante reuniões, aulas ou, ainda mais problemático, enquanto dirige, pode estar com muito sono.

Geralmente, existem várias razões para isso.

Você não está dormindo o suficiente (claramente).

Existem algumas coisas que você pode fazer para remediar isso.

Se o tempo permitir, defina seu alarme da manhã por 30 minutos mais tarde ou vá para a cama 30 minutos antes.

Se você adormecer rotineiramente alguns minutos depois das luzes apagadas, continue dando mais tempo para dormir.

Isso pode exigir uma pequena mudança de rotina, como tomar banho à noite em vez de manhã, para que você possa ganhar mais tempo na cama.

Se você já tem muitas oportunidades para dormir, mas ainda sente sono durante o dia, pode ter um distúrbio relacionado ao sono, como apneia do sono ou narcolepsia.

Você pode experimentar uma ferramenta de triagem chamada Epworth Sleepiness Scale (escala de sonolência Epsworth), que solicitará que você avalie a probabilidade de adormecer em várias situações.

Se sua pontuação totalizar 10 ou mais, consulte seu médico, pois esses distúrbios podem representar sérios riscos à sua saúde.

E isso nos leva à próxima dica para dormir o suficiente…

Dica 3: Mantenha Um Tempo De Despertar Consistente.

Não se trata apenas das horas que você dorme – é sobre a consistência dessas horas.

Dormir sete horas regularmente parece muito melhor do que alternar entre as noites de quatro horas e as noites de dez horas.

Ter um horário instável pode causar sonolência durante o dia e insônia no dia seguinte, o que confunde você e seu corpo.

Uma das melhores coisas que você pode fazer para dormir e funcionar durante o dia é acordar no mesmo horário todos os dias, com uma hora de manobra, se você realmente precisa dormir nos fins de semana.

Não se preocupe em estabelecer uma hora de dormir rigorosa – assim que entrar em uma rotina regular de despertar, seu corpo informará quando deve ir para a cama, fazendo com que você fique com sono na hora certa.

Dormir o suficiente é importante para sua saúde e felicidade – mas “o suficiente” não parece o mesmo para todos.

Não é o mesmo para você durante toda a sua vida.

A única maneira de saber o que seu corpo precisa é ouvi-lo.

Se você estiver com muito sono durante o dia, não estará recebendo descanso o suficiente.

Se você luta para adormecer ou permanecer dormindo, pode estar se esforçando demais.

Manter um tempo de despertar consistente ajudará você a ficar na mesma sintonia com o seu corpo e a ter a quantidade certa desse sono doce e profundo.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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