Quer Diminuir A Ansiedade? Experimente A Vitamina Z: Sono

Link Direto Entre Sono E Ansiedade: 

Uma nova pesquisa, publicada na revista Nature Human Behavior, mostra uma conexão intrigante entre sono profundo e níveis de ansiedade.

O estudo utilizou ressonância magnética e polissonografia funcionais para escanear o cérebro de 18 jovens adultos, ao verem clipes de vídeo emocionalmente atraentes após uma noite inteira de sono e depois de uma noite privada de sono.

Os níveis de ansiedade dos participantes foram medidos após cada sessão através do Inventário de Ansiedade Traço-estado.

Esses resultados foram replicados em outro estudo mais detalhado de 30 jovens adultos.

Finalmente, os pesquisadores realizaram uma pesquisa on-line com 280 participantes de todas as idades e acompanharam seus níveis de sono e ansiedade por quatro dias consecutivos.

Os resultados da pesquisa on-line forneceram mais confirmação do vínculo entre sono restrito e níveis de ansiedade.

Este é o primeiro estudo a estabelecer um vínculo causal direto entre a restrição do sono e a ansiedade.

Segundo este estudo, uma noite inteira de sono pode estabilizar emoções, mas uma noite sem dormir pode levar a um aumento de até 30% nos níveis de ansiedade.

Seu filho ansioso está recebendo vitamina Z suficiente?

Além disso, os pesquisadores descobriram uma correlação entre a quantidade de sono profundo que os participantes atingiram e os níveis de ansiedade.

No segundo estudo de 30 adultos jovens, os participantes que atingiram o sono “profundo”, também conhecido como sono não REM ou de ondas lentas, tiveram a maior redução na ansiedade.

Quanto maior a duração de um sono profundo, melhor o efeito sobre a ansiedade.

O estudo lança luz sobre como estruturas específicas do cérebro respondem à restrição do sono.

Após uma noite de privação de sono, os participantes mostraram menos atividade no córtex pré-frontal medial, a parte do cérebro que nos ajuda a controlar emoções desconfortáveis, como ansiedade.

Veja também: 3 Dicas Para Dormir Melhor – Superando Sua Insônia

Etapas Do Sono:

Este estudo examinou o sono profundo ou não REM, que é o quarto estágio do sono.

É o tipo de sono que costumamos ter menos, principalmente se tivermos uma noite perturbada ou fragmentada.

Vamos examinar os estágios do sono e falar sobre por que o sono profundo pode ser tão evasivo.

O primeiro estágio do sono é chamado sono leve.

Este é o tipo de sono que temos quando “cochilamos” por um momento.

Durante um sono leve, somos relativamente fáceis de despertar.

Durante o sono leve, nosso corpo cuida de muitas funções metabólicas importantes, organiza algumas de nossas memórias e, mais importante, prepara o cérebro e o corpo para os estágios mais profundos do sono.

O segundo estágio do sono é chamado sono rápido do movimento ocular (sono REM).

Durante o sono REM, sonhamos.

Nossos olhos estão se movendo para frente e para trás como se estivéssemos assistindo a um filme interno.

O cérebro está ativo durante o sono REM.

Quando alguém diz que “dorme” em um problema, é durante o sono REM que as informações cruciais podem ser organizadas de maneira a torná-las mais claras no dia seguinte.

O terceiro estágio do sono é chamado sono não REM.

Também é chamado de sono de “onda lenta”, porque as ondas cerebrais que podemos medir durante esse estágio são muito mais lentas que a ação frenética do sono REM.

Isso é o que chamamos de sono “profundo”.

Nosso corpo tende a entrar em sono profundo depois de completar um ciclo de luz e sono REM.

Quando interrompemos o sono, podemos pular completamente o sono profundo.

É possível dormir a noite inteira, mas durma muito pouco.

Este é o tipo de sono que as mães dos bebês recebem.

Embora eles possam registrar 9 horas de sono, é fragmentado e leve, com muito pouco sono profundo.

Veja também: 5 Dicas Para Acalmar Uma Mente Inquieta Antes De Ir Dormir

Enfermeira Suave Da Natureza:

Shakespeare chamou o sono de “enfermeira macia da natureza” e ele pode ter entendido alguma coisa.

Em uma declaração no Science Daily, o autor sênior Matthew Walker disse: “O sono profundo parece ser um ansiolítico natural, desde que o tenhamos todas as noites”.

O sono é basicamente um antídoto para a ansiedade, mas os mais ansiosos entre nós nem sempre conseguem o suficiente.

Na minha experiência, pacientes ansiosos, em geral, não dormem o suficiente.

Às vezes, o transtorno de ansiedade trabalha para interferir diretamente no sono, como ficar acordado ou ficar obcecado ou ter um cérebro hiperativo que simplesmente não desliga.

Às vezes, comportamentos auto-tranquilizantes interferem no sono.

O maior infrator, na minha experiência, são os smartphones no quarto.

Enquanto um paciente ansioso pode achar o telefone suave e relaxante, também pode interferir no sono profundo.

Uma adolescente que está cochilando com o smartphone debaixo do travesseiro, acordando de vez em quando para checar seus DMs e seu Instagram, não está se permitindo dormir profundamente.

Ela pode parecer estar recebendo as 9 a 10 horas de sono recomendadas para sua faixa etária, mas é tudo sono leve e REM.

Ela está interferindo no ciclo e não se permitindo aprofundar no sono.

Essa falta de sono profundo pode interferir seriamente em sua capacidade de controlar a ansiedade.

Sono Como Terapia:

Talvez seja hora de examinar mais de perto os hábitos de sono de crianças e adolescentes, principalmente daqueles que realizam diagnósticos de transtorno de ansiedade.

Em um artigo anterior, expliquei o guia de 10 etapas que uso para ajudar os pais a incentivar o sono.

Não vamos esquecer os pais.

O esgotamento dos pais está em ascensão, e a falta de sono pode estar contribuindo para o estresse subjacente que causa o esgotamento.

Talvez precisemos modelar o uso do sono como terapia para nossos filhos.

Se pudermos nos concentrar em obter quantidades suficientes de sono e qualidade suficiente, talvez possamos nos curar.

Referências

Ben Simon, E, Rossi, A, Harvey, AG et al.

Overanxious e underlept.

Nat Hum Behav (2019) doi: 10.1038/s41562-019-0754-8

Universidade da California, Berkeley.

“Estressado ao máximo?

O sono profundo pode reconectar o cérebro ansioso: uma noite sem dormir pode provocar um aumento de até 30% nos níveis de estresse emocional, mostra um novo estudo”.

ScienceDaily.

ScienceDaily, 4 de novembro de 2019.

William Shakespeare, Henry IV

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

0 comments… add one

Leave a Comment