10 Técnicas De Relaxamento Para Reduzir O Estresse Rapidamente

Relaxe. Você merece, faz bem para você e leva menos tempo do que você imagina.

Você não precisa de um fim de semana em um Spa ou fazer uma viagem.

Qualquer uma dessas dicas para aliviar o estresse pode fazer você ir de “prestes a explodir” para “mestre zen” em menos de 15 minutos.

1. Meditação.

Alguns minutos de prática por dia pode ajudar a ansiedade.

“Pesquisas sugerem que a meditação diária pode alterar os caminhos neurais do cérebro, deixando você mais resistente ao estresse”, afirma o psicólogo Robbie Maller Hartman, um médico de Chicago e treinador para o bem-estar.

É simples. Sente-se com a coluna reta e com os dois pés no chão.

Feche seus olhos.

Concentre sua atenção em recitar (em voz alta ou em silêncio) um mantra positivo como “eu me sinto em paz” ou “eu me amo”.

Coloque uma mão na sua barriga para sincronizar o mantra com sua respiração.

Deixe os pensamentos que distraem você flutuarem como nuvens.

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2. Respire Fundo.

Faça uma pausa de cinco minutos e concentre-se na sua respiração.

Sente-se com a coluna reta, olhos fechados e com uma mão na sua barriga.

Puxe o ar levemente pelo nariz, sentindo o começo da respiração no seu abdômen e continue puxando o ar até sentir a respiração no topo da sua cabeça.

Inverta o processo na hora de soltar o ar pela boca.

“A respiração profunda contra-ataca os efeitos do estresse porque desacelera os batimentos cardíacos e abaixa a pressão sanguínea”, de acordo com a psicóloga Judith Tutin.

Ela é uma profissional certificada do bem-estar em Roma, Itália.

3. Esteja Presente.

Diminua o ritmo.

“Separe cinco minutos e concentre-se em apenas um comportamento com toda a atenção”, diz a psicóloga.

Preste atenção na sensação do ar no seu rosto quando você está caminhando e preste atenção também na sensação de estar com os pés no chão, de preferência descalço na terra ou grama.

Saboreie o gosto de cada mordida em uma deliciosa comida.

Quando você passa o tempo no momento e foca nos seus sentidos, você vai se sentir menos tenso.

4. Entre Em Contato Com Alguém.

Sua rede social é uma das melhores ferramentas para gerenciar o estresse.

Converse com outras pessoas, de preferência cara a cara ou no mínimo por telefone.

Compartilhe o que está acontecendo.

Você consegue ter uma perspectiva da sua vida mais fresca ao mesmo tempo que fortalece seu relacionamento com seus contatos.

5. Sintonize Seu Corpo.

Faça uma verificação mental do seu corpo para ter uma noção de como seu estresse afeta seu corpo todos os dias.

Deite de costas ou sente-se com os pés no chão.

Comece pelos dedos dos pés e passe pelo corpo até chegar no couro cabeludo, sempre prestando atenção no seu corpo.

“O simples fato de prestar atenção nos lugares que você sente que está tenso ou relaxado sem tentar mudar nada”, afirma Tutin.

Por um minuto ou dois, imagine cada respiração profunda fluindo para essa parte do corpo.

Repita esse processo conforme você vai mudando o foco, prestando bastante atenção nas sensações que você sente em cada parte do corpo.

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6. Compressas Quentes.

Coloque uma compressa de água quente na sua nuca e ombros por 10 minutos.

Feche seus olhos e relaxe seu rosto, pescoço, peito e costas.

Feche seus olhos e relaxe os músculos do seu rosto, pescoço, peito e costas.

Tire a compressa e use uma bola de tênis para massagear a tensão.

“Coloque a bola entre suas costas e a parede.

Pressione a bola contra a parede de costas, e segure uma pressão leve por 15 segundos.

Depois mude a bola para outro ponto e aplique a pressão”, afirma Cathy Benninger, uma enfermeira e professora assistente do centro médico da Universidade de Ohio.

7. Dê Uma Gargalhada Escandalosa.

Uma boa gargalhada de doer a barriga, além de aliviar a sobrecarga mental, também diminui o cortisol, o hormônio do estresse, e estimula as químicas cerebrais do bem-estar chamadas endorfinas, que ajudam no seu humor.

Uma boa ideia é assistir seu seriado de comédia favorito, vídeos engraçados na internet ou conversar com aquele amigo palhaço que faz você sorrir.

8. Ligue O Som.

Pesquisas mostram que ouvir uma música calma pode diminuir sua pressão, frequência cardíaca e ansiedade.

“Crie uma playlist de músicas com sons naturais (o som do oceano, pássaros cantando ou um riacho borbulhante) e deixe sua mente focar nas diferentes melodias, instrumentos e sons em geral”, recomenda Benninger.

Outras pessoas podem achar relaxante um som de heavy metal ou rock… ou cantar gritando.

9. Mexa-Se.

Você não precisa correr para sentir aquela sensação gostosa depois de uma corrida.

Todas as formas de exercício, incluindo caminhada e ioga, pode aliviar a depressão e ansiedade porque ajudam o cérebro a liberar químicas do bem-estar.

Você está dando ao seu corpo uma chance de praticar o gerenciamento do estresse.

Você pode dar uma volta rápida perto do trabalho, subir e descer as escadas do prédio ou fazer alguns exercícios de alongamento, na cabeça, pernas e braços.

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10. Pratique A Arte Da Gratidão.

Tenha um diário da gratidão para ajudar você a se lembrar de todas as coisas ótimas na sua vida.

Esse diário pode ser um bloco de notas no celular ou vários diários de papel, um na sua cama, um na sua bolsa e um no trabalho.

“Ser grato pelas suas bênçãos cancela os pensamentos negativos e preocupações”, de acordo com Joni Emmerling, um treinador de bem-estar.

Use esses diários para escrever boas experiências, como o sorriso de uma criança, um dia ensolarado ou simplesmente uma boa saúde.

Não se esqueça de celebrar grandes conquistas como dominar uma tarefa nova no trabalho ou um hobby novo.

Quando você começar a se sentir estressado, passe algum tempo lendo essas anotações para se lembrar do que realmente importa.

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