Ruminação: Um Problema De Ansiedade E Depressão

A ruminação é uma das semelhanças entre ansiedade e depressão.

Ruminar é simplesmente repetidamente repassar um pensamento ou um problema sem conclusão.

Quando as pessoas estão deprimidas, os temas da ruminação costumam ser inadequados ou inúteis.

A repetição e os sentimentos de inadequação aumentam a ansiedade, e a ansiedade interfere na solução do problema.

Então a depressão se aprofunda.

A função cerebral desempenha um papel na ruminação de várias maneiras, mas um aspecto significativo está relacionado à memória.

As pessoas lembram-se de coisas relacionadas umas às outras nas redes neurais.

A ruminação é agravada por outra dificuldade do cérebro deprimido e ansioso – uma incapacidade de gerar soluções flexíveis.

A química do cérebro torna difícil mudar para outra perspectiva para encontrar a saída dos problemas, para que a ruminação se intensifique.

Tanto a ansiedade quanto a depressão são então reforçadas.

A ruminação pode ser desativada por dois bons métodos:

  1. Saia das redes neurais negativas.
  2. Resolva um problema de cada vez com o planejamento.

Termine A Ruminação Saindo Da Rede De Memória Negativa

Primeiro, pare de pensar nos negativos e ative uma rede neural de momentos em que tudo deu certo.

Isso pode ser difícil de lembrar.

As redes neurais são desencadeadas pelo humor, e seu humor pode ter se ligado a outros humores quando você tem medo de resultados ruins.

Você pode deliberadamente decidir se lembrar dos momentos em que as coisas deram certo, mesmo que você estivesse com medo.

Essas redes de ansiedade podem levar a lembrar resultados positivos.

Veja também: 4 Coisas A Não Fazer Quando Você Se Sente Ansioso

No entanto, ruminar pode deixar você muito negativo para mudar para uma rede de pensamentos positivos sem um corredor de memória.

O que pode mudar você para uma rede diferente?

1. Use a família ou amigos para ajudá-lo a se lembrar. Peça-lhes que o ajudem a pensar nas vezes em que as coisas correram bem. Conversas com outros encorajando pode mudar sua atenção para uma rede de memória diferente, e quando outros apontam resultados positivos a seu pedido, você começa um caminho neural diferente.

2. Interferir com a ruminação pode ser auxiliado por um exercitador de memória em momentos em que você estava se sentindo bem ao rever fotos de memórias felizes. Enquanto você olha para elas, tente lembrar não apenas o que você estava pensando, mas o como seu corpo se sentiu. Você pôde ser surpreendido que a alegria e a felicidade são sensações físicas. Para entrar em contato com uma memória corporal, faça uma varredura em seus sentidos. O que você vê? Sente o Gosto? Toque? Cheiro? Ouve?

3. A música tem o poder de nos colocar diretamente de volta em um lugar quando a ouvimos, geralmente entrando no clima em que estávamos quando a ouvimos e depois os pedaços de memória se enchem de pessoas e situações. Como disse uma pessoa bastante deprimida que conheço: “Eu gosto de ouvir músicas do colégio e da faculdade, antes das coisas começarem a ficar complicadas. Talvez a vida não fosse perfeita, mas a música faz-me sentir bem quando a ouço”. Existe um período de tempo ou tipo de música que coloca a sua memória de volta em um bom lugar?

4. Outro interrompedor de ruminação é colocar-se literalmente em um lugar onde você se conecta com as coisas que estão aparecendo para você – dar um passeio em um local que o ajude a entrar em um estado de espírito positivo só ajuda.

A ideia de entrar em outra rede não é se perder nas memórias antigas, mas encontrar um caminho para uma rede neural positiva a partir da qual você pode entrar na solução de seu problema.

Separe Os Problemas E Faça Planos

A ruminação pode impedir você de resolver o problema ou seguir em frente, se você não tiver uma solução no momento.

Tente soltar os problemas um do outro para ver se você tem um problema real que pode resolver ou apenas uma preocupação a eliminar.

Um exemplo disso é um homem que estava decididamente deprimido e ansioso sobre sua vida profissional, que estava cheio de dívidas, colegas irritados, e relatórios avassaladores para despesas e horas colocadas dentro.

Ele na verdade sabia o que fazer com a dívida, mas em vez de dizer a si mesmo: “Eu sei o que vou fazer”, e colocar esse problema de lado, ele misturou isso com um problema diferente. “Eu sei o que fazer com a dívida, mas todos encontrarão maneiras de me dizer que estão bravos com meu plano”.

Agora ele estava ruminando sobre o que dizer para fazê-los ficar menos bravos. Então ele pensou: “Eu gostaria de poder me afastar deles. Se conseguisse ficar a par das minhas despesas e relatórios, poderia considerar a possibilidade de procurar outro emprego”, e ele começou a ruminar sobre se conseguiria encontrar um emprego diferente.

O problema da dívida não tinha nada a ver com a forma como ele queria que todos ficassem felizes, nem com a dificuldade em encontrar um novo emprego.

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Mas ele conectou problemas não relacionados e agora não podia deixar de lado nenhum deles. Se este tipo de ruminação soa como a maneira como você vai de um problema para outro, então:

1. Faça uma lista de problemas em sua mente e coloque-os em colunas, lado a lado para que você possa ver se há alguma parte conectada.

2. Identifique: Você pode fazer um plano para a primeira? Se sim, escreva-o, com passos de ação.

3. Faça a mesma coisa para cada problema.

4. Olhe para as colunas. Algum passo de ação está conectado entre si? Se sim, qual passo vem primeiro? É aí que você irá direcionar seu primeiro esforço. Se eles não estiverem conectados, então escolha qual plano de ação você irá atender primeiro.

5. Veja se algum problema em uma coluna NÃO tem solução. Então anote uma data em que você pode ter mais informações para que seja útil pensar sobre isso novamente. Isso agora é apenas uma preocupação, e até que seja possível encontrar uma solução, você não precisa pensar sobre ela enquanto isso.

6. Quando qualquer um desses problemas aparecer, diga a si mesmo: “Pare! Eu tenho um plano”. Recusar a si mesmo a permissão para repensar um plano é difícil, mas vale a pena o esforço.

Quanto melhor você conseguir interromper a ruminação, mais leve ficará sua depressão. É possível parar os padrões cerebrais que contribuem para a ansiedade e depressão, parando a ruminação. Fica mais fácil quanto mais você pratica, então fique com ele e você logo será capaz de fazer isso automaticamente.

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