Seu Cérebro Pode Ser Treinado Para Autorregular O Pensamento Negativo

Nos últimos anos, os cientistas identificaram regiões cerebrais específicas envolvidas no processo de regulação emocional.

A pesquisa mais recente mostra que o treinamento consciente de seu ‘controle executivo’ torna possível remodelar a arquitetura de seu cérebro e reconectar as vias neurais de sua mente.

Curiosamente, a pesquisa de atenção plena (mindfulness) também mostra que diferentes áreas do cérebro são ativadas quando você opta por regular ou suprimir uma emoção, em comparação com quando alguém o instrui a inibir uma emoção.

Para lhe dar uma visão abrangente das pesquisas mais recentes sobre a mecânica cerebral das emoções negativas autorreguladoras, escolhi três estudos recentes sobre este tópico:

1. Diferentes áreas do cérebro estão envolvidas no autocontrole emocional

Em 2013, pesquisadores do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London (UCL) e da Universidade de Ghent descobriram que diferentes áreas do cérebro são ativadas quando alguém voluntariamente opta por suprimir uma emoção usando atenção plena, em comparação com quando ele ou ela foi explicitamente instruído a inibir uma emoção específica.

O estudo de maio de 2013, “Diferenças entre a inibição da emoção endógena e exógena no cérebro humano”, foi publicado na revista Brain Structure and Function.

Para este estudo, os pesquisadores mostraram a quinze mulheres saudáveis ​​imagens desagradáveis ​​ou assustadoras enquanto usavam imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) para escanear seus cérebros.

Cada sujeito foi dado uma escolha para 1) sentir a emoção provocada pela imagem, ou 2) inibir a emoção distanciando-se através de um ato consciente de distanciamento emocional.

Os pesquisadores compararam essas descobertas da atividade cerebral com outro experimento no qual os participantes foram especificamente instruídos a sentir ou inibir suas emoções, mas sem a opção de escolher por si próprios.

Veja também: Vivendo Sem/Com Medo: O Poder De Ser Um Otimista Racional

Em um comunicado à imprensa, o autor principal Simone Kühn, da Universidade de Ghent e do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, disse: “Este resultado mostra que o autocontrole emocional envolve um sistema cerebral bastante diferente de simplesmente ouvir como responder emocionalmente”.

Quando os participantes decidiram por si mesmos inibir as emoções negativas, os cientistas descobriram ativação na área pré-frontal dorso-medial do cérebro.

Esta área do cérebro também é ativada quando se decide inibir o movimento físico.

Por outro lado, quando os participantes foram instruídos pelos pesquisadores a inibir a emoção, uma área diferente e mais lateral do cérebro foi ativada.

Dr. Kühn concluiu, “Achamos que controlar as próprias emoções e controlar o comportamento envolvem mecanismos que se sobrepõem.

Devemos distinguir entre controle voluntário e instruído das emoções, da mesma forma que podemos distinguir entre decidir o que fazer e seguir instruções”.

A capacidade de controlar as próprias emoções desempenha um papel em uma ampla gama de condições de saúde mental.

Tradicionalmente, a maioria dos estudos de processamento emocional no cérebro presume que as pessoas recebem estímulos emocionais passivamente e automaticamente sentem uma resposta emocional.

Esta nova pesquisa identificou uma área do cérebro que permite aos indivíduos superar uma resposta emocional negativa e abre possibilidades interessantes para pesquisas futuras.

Há uma advertência importante em relação a esses achados.

Obviamente, é uma linha tênue entre permanecer empático com o sofrimento emocional que você observa nos outros e permitir que as emoções negativas o dominem de uma forma que seja contraproducente e debilitante.

Por exemplo, em pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), o cérebro se torna hipersensível a estímulos de medo que vagamente representa o trauma inicial.

Veja também: Como Controlar Suas Emoções Quando Estão Fora De Controle

2. Seu cérebro pode ser treinado para autorregular as emoções negativas

Amígdala em vermelho.

Outro novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Ben-gurion do Negev (BGU), usou uma tarefa simples de treinamento em computador que muda a fiação do cérebro para regular as reações emocionais.

Esta pesquisa se encaixa com as descobertas da Dra. Kühn e seus colegas de 2013.

O estudo de janeiro de 2016, “Usando o treinamento de controle executivo para suprimir a reatividade da amígdala à informação aversiva”, foi publicado na revista NeuroImage.

Para este estudo, os pesquisadores usaram fMRI para monitorar a atividade cerebral de 26 voluntários saudáveis ​​antes e depois de várias sessões de treinamento computadorizado.

Usando o treinamento de controle executivo, que é uma forma de atenção plena, os participantes praticaram identificar se uma seta de destino aponta para a direita ou para a esquerda, enquanto ignoravam a direção das setas em cada lado dela.

Os pesquisadores também realizaram uma varredura de fMRI em estado de repouso para avaliar a conectividade do cérebro durante “nenhuma tarefa específica” e, mais tarde, durante uma tarefa de reatividade emocional na qual foram instruídos a ignorar imagens negativas enquanto em um scanner de cérebro de fMRI.

Um estudo anterior feito por esses pesquisadores identificou que sessões de treinamento computadorizadas podem reduzir a tendência de ruminar em um ciclo de pensamento repetitivo sobre um evento negativo na vida.

Em um comunicado à imprensa, o Dr. Noga Cohen, que colaborou com o Dr.

Hadas Okon-singer da Universidade de Haifa e do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e do Cérebro na Alemanha, disse: 

“Como esperado, os participantes que completaram a versão mais intensa do treinamento (mas não os outros participantes) mostraram ativação reduzida em sua amígdala – uma região do cérebro envolvida em emoções negativas, incluindo tristeza e ansiedade.

Além disso, o treinamento intenso resultou em aumento da conectividade entre a amígdala dos participantes e uma região do córtex frontal que está envolvida na regulação da emoção.

Essas descobertas são as primeiras a demonstrar que o treinamento não emocional que melhora a capacidade de ignorar informações irrelevantes pode resultar em reações cerebrais reduzidas a eventos emocionais e alterar as conexões cerebrais.

Essas mudanças foram acompanhadas por conexões neurais fortalecidas entre as regiões do cérebro envolvidas na inibição de reações emocionais”.

No futuro, os pesquisadores planejam examinar o impacto desse treinamento não emocional em indivíduos deprimidos ou ansiosos.

As descobertas desta pesquisa também podem ser úteis para pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) ou estão em risco de desenvolver reações de pressão alta à sobrecarga emocional negativa.

Cohen concluiu: “Esperamos que o trabalho atual leve a mais testes e, potencialmente, ao desenvolvimento de uma intervenção eficaz para indivíduos que sofrem de comportamento emocional desadaptativo.

Embora reconhecendo as limitações deste estudo, que foi baseado em um número relativamente pequeno de pessoas saudáveis participantes e focado nos efeitos de curto prazo do treinamento, isso pode ser eficaz para indivíduos que sofrem de desregulação emocional”.

3. Seu córtex orbito frontal pode predizer desregulação emocional

Córtex orbito frontal (OFC) em verde.

No terceiro estudo sobre as regiões do cérebro envolvidas na regulação emocional, pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, descobriram que as pessoas que têm dificuldade em regular as emoções exibiram uma diminuição no volume das regiões cerebrais do córtex orbito frontal (OFC).

O estudo de julho de 2015, “Mudanças significativas na massa cinzenta em uma região do córtex orbito frontal em participantes saudáveis ​​prediz desregulação emocional”, foi publicado na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience.

Para este estudo, 87 indivíduos saudáveis ​​receberam um questionário clínico e foram solicitados a avaliar em que grau eles têm problemas para regular as emoções em suas vidas diárias.

Quando os cérebros dos indivíduos foram escaneados por ressonância magnética, os neurocientistas descobriram que o córtex orbito frontal no lobo frontal inferior exibia volumes menores em indivíduos saudáveis ​​que relataram ter problemas para regular as emoções.

Quanto maior o problema de regulação emocional, menor o volume detectado.

A diminuição do volume do córtex orbito frontal também foi observada em pacientes com transtorno de personalidade borderline e transtorno de personalidade anti-social.

Descobertas semelhantes também foram observadas em outras áreas do cérebro conhecidas por serem importantes na regulação emocional.

Em um comunicado à imprensa, o primeiro autor do estudo, Predrag Petrovic, MD, Ph.D, que é pesquisador do Departamento de Neurociência Clínica e Laboratório de Emoção do Karolinska Institutet, disse:

“Os resultados apoiam a ideia de que existe um continuum em nossa capacidade de regular as emoções e, se você está no extremo oposto do espectro, é provável que tenha problemas de funcionamento em sociedade e isso leva a um diagnóstico psiquiátrico.

essa ideia, esses distúrbios não devem ser vistos como categóricos, de você ter ou não a doença, mas sim como uma variante extrema da variabilidade normal da população”.

Em setembro de 2015, uma postagem no blog Psychology Today, “Otimismo e ansiedade mudam a estrutura do seu cérebro”, com base em uma pesquisa da Universidade de Illinois em Urbana-champaign, descobriu que adultos com um córtex orbito frontal maior tendem a ter menos ansiedade e são mais otimistas.

Os pesquisadores descobriram que ser otimista está correlacionado a mais volume de massa cinzenta nas regiões do OFC.

Os cientistas acreditam que o volume do OFC é afetado por um ciclo de feedback que é impulsionado por emoções positivas e negativas, embora a correlação e causalidade específicas exijam mais pesquisas.

A pergunta que não quer calar permanece: “Ter um OFC maior o torna mais otimista ou ser otimista leva a um OFC maior?”

Conclusão: a estrutura do seu cérebro e a conectividade funcional estão sempre mudando

A neuroplasticidade garante que a arquitetura de sua mente – e a conectividade funcional de seu cérebro – nunca seja gravada em pedra.

Esperançosamente, essas descobertas baseadas na ciência irão inspirá-lo a ser proativo no uso da atenção plena para orientar conscientemente seus pensamentos para longe do ódio, das emoções negativas e do cinismo.

A neurociência mais recente mostra que o treinamento da atenção plena pode reconectar seu cérebro para gravitar em direção à bondade amorosa, emoções positivas e empatia.

A autorregulação das emoções negativas e do otimismo pragmático está no centro de seu controle executivo.

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Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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