Superando A Ansiedade Social Em Um Mundo De Rede Social

Escola E Rede Social Não Combinam Bem.

É Aquela Época Do Ano De Novo.

Agora que você está de volta à escola, pensando em todas as aulas em que se inscreveu e como está sua agenda, e se sentindo estressado(a) com os próximos exames deste semestre, seu telefone vibra.

Você acaba de receber uma notificação do Facebook que mostra um grupo de seus amigos em uma festa para a qual você não foi convidado.

Seu coração cai e sua mente começa a disparar imediatamente.

“O que?!

Por que não fui convidado?

Eu os apresentei um ao outro!

Bem, eu provavelmente não teria ido de qualquer maneira, mas ainda assim..”.

De acordo com as estatísticas coletadas em uma pesquisa anual conduzida pelo Cooperative Institutional Research Program da University of California Los Angeles: “Em 1987, 37,9% dos estudantes universitários que chegavam socializavam pelo menos 16 horas por semana com amigos… em 2014, 18 % dos alunos relataram passar pelo menos 16 horas por semana socializando com amigos (um ponto baixo de todos os tempos)”.

Por outro lado, o percentual de alunos que dedicam seis ou mais horas por semana às redes sociais saltou de 19,9% para 27,2% somente na última década, e os resultados já dizem tudo.

Em 2014, a autoavaliação da saúde emocional entre calouros foi declaradamente a mais baixa que eles já haviam visto desde o início da pesquisa, há 50 anos.

Kevin Eagan, o diretor do programa, acredita que o aumento do estresse e de outros transtornos mentais nos alunos de hoje é diretamente influenciado pelo declínio da socialização face a face – uma ideia apoiada pelo Dr. Victor Schwartz, psiquiatra e diretor médico do Fundação Jed, cuja pesquisa encontrou uma forte ligação entre a quantidade de tempo que passamos nas redes sociais e depressão.

Veja também: 22 Coisas Que Apenas Pessoas Com Ansiedade Social Entenderiam

Redes Sociais: Amigo Ou Inimigo?

Então o que acontece quando as ferramentas que deveriam nos conectar acabam segregando e fazendo com que nos sintamos excluídos?

Não há como negar que vivemos na era digital.

Hoje, em vez de interagir cara a cara, muitas crianças e jovens optam por comunicar seus pensamentos e sentimentos por meio de 140 palavras, emojis e imagens compartilhadas.

Esse subseqüente uso excessivo da rede social e subutilização de habilidades do mundo real resultou em dificuldade para muitos socializarem de forma significativa, dificultando sua capacidade de fazer conexões e novos amigos e, por fim, levando a sentimentos de solidão, ansiedade social e depressão.

Com base em um estudo conduzido pelo Dr. Ethan Kross, fundador do Emotion & Self Control Laboratory da University of Michigan, e em uma pesquisa da University of Missouri, há uma conexão direta entre o uso intenso de rede social (especificamente Facebook) e sentimentos de depressão e inveja – outro grande problema observado no uso prevalente das redes sociais entre os jovens.

O antídoto prescrito?

Contato face a face e conexão humana.

Os sentimentos de inadequação, ciúme, ansiedade e depressão são muitas vezes o resultado das auto-comparações prejudiciais à saúde que as pessoas fazem online a seus pares e estranhos.

Infelizmente, em um mundo onde todo mundo dá o seu melhor online e tem acesso a ferramentas que filtram suas falhas, os jovens acabam se comparando a representações irrealistas de outras pessoas que simplesmente não existem no mundo real.

Não há dúvida de que as evidências estão todas lá – quando se trata de rede social, menos é definitivamente mais.

Agora, como vamos quebrar o hábito?

Veja também: A Ansiedade Social Está Atrapalhando Seus Relacionamentos?

Mudança De Prioridades

A rede social é uma distração, todos nós já passamos por isso.

O que começa como um check-in no Instagram ou Twitter rapidamente leva de um lado para o outro e, de repente, 2-3 horas se passaram!

Em vez disso, tente quebrar o hábito de pegar o telefone e verificar o feed de notícias sempre que estiver entediado e reserve um tempo extra para se concentrar em si mesmo.

O que mais você poderia estar fazendo ou precisa ser feito agora?

Mesmo que você não tenha nada urgente para concluir, aproveite a oportunidade para explorar o mundo ao seu redor ou simplesmente sente-se em silêncio com sua bebida ou refeição favorita e saboreie o momento.

No início de cada dia ou semana, escreva uma lista das coisas que você tem e deseja realizar, seja começar um projeto, encontrar-se com pessoas que você não vê há algum tempo ou reservar tempo para atividades extracurriculares atividades e, em seguida, defina para atingir essas metas todos os dias antes de entrar online.

Um estudo feito pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, observou que quanto mais tempo uma pessoa passa no Facebook, mais ela sente que está desperdiçando sua vida.

Use a rede social como uma ferramenta suplementar que é secundária às suas experiências da vida real e só se recompense com isso depois de realizar tudo o mais que se propôs a fazer naquele dia.

Com o tempo, o sentimento edificante de realização melhorará muito sua felicidade geral e seus sentimentos de realização.

Veja também: Uso de Muitas Plataformas De Rede Social Está Ligado A Depressão, Risco De Ansiedade

Fazendo Amigos Fora Da Rede Social

Há uma sensação de empolgação quando você recebe uma ótima resposta de seus seguidores, ou quando os gostos em uma postagem recente chegam aos dois dígitos.

Como poderia haver algo de errado com essa forma de interação?

Mas e nos momentos em que a rede social não é tão gratificante?

Os momentos em que isso o provoca com todas as coisas aparentemente legais que todo mundo está fazendo e que você não está, ou com todas as coisas que você pode não ter.

Se você está se sentindo excluído porque está saindo com seus amigos com outras pessoas online, use isso como um motivo para expandir seu círculo social offline.

É normal ramificar-se independentemente e ser amigo de pessoas diferentes.

Em vez de percorrer inúmeras fotos das experiências incríveis de outras pessoas e das festas que elas frequentam, inscreva-se em grupos de encontro, escolha um novo hobby ou participe de atividades extracurriculares que estão disponíveis na escola.

Participar de atividades em grupo não apenas ajudará a aumentar sua confiança, mas à medida que seus relacionamentos na vida real se desenvolverem, você se tornará mais envolvido com o que está ao seu redor e menos preocupado com o que está acontecendo online.

Não Use O Snapchat Do Seu Jeito Na Vida – Viva!

Saia e realmente viva sua vida!

Experimentar a vida através das lentes de um telefone é quase como assistir a um filme.

Você realmente experimenta um momento incrível se for através de uma câmera?

Você não deve apenas sair, expandir seus interesses e experimentar coisas novas, mas tentar manter sua conta de mídia social inteiramente fora disso – ou pelo menos, enquanto você experimenta essas novas atividades.

Esteja presente e crie as memórias que durarão a vida toda.

Não só será gratificante, mas quando você vive sua vida em tempo real e não por meio de uma tela, você fica mais conectado com o que está fazendo e se sentindo, aliviando quaisquer sentimentos de estresse ou ansiedade aos quais possa estar se agarrando.

Por outro lado positivo, acumular experiências genuínas tornará muito mais fácil se conectar e compartilhar em situações sociais ou ao encontrar novas pessoas.

Veja também: Tratamento De Ansiedade Social: 12 Maneiras Garantidas De Superar

Desconecte-se Completamente De Vez Em Quando

Experimente desconectar-se de suas plataformas de mídia social de vez em quando, definindo um horário específico que você tem permissão para trabalhar todos os dias e por quanto tempo, ou desligue-se completamente, começando com alguns dias por semana até semanas inteiras todos os meses.

Isso não significa necessariamente desligar-se de todas as plataformas de rede social ao mesmo tempo, começar onde se sentir confortável e progredir a partir daí.

Embora possa ser desconfortável no início, você rapidamente encontrará maneiras alternativas de ocupar seu tempo e provavelmente sentirá uma grande sensação de alívio quando a pressão de estar constantemente conectado for tirada de seus ombros.

No final do dia, só você pode moldar a pessoa que é, as experiências que acumula e quem/o que convida para sua vida.

Use a rede social como uma ferramenta para compartilhar, se inspirar e se sentir bem consigo mesmo, mas se isso tem causado um efeito negativo em você ultimamente, não tenha medo de fazer uma pausa.

Todos nós precisamos de um pouco de espaço para respirar e ter uma nova perspectiva de vez em quando.

Dê a si mesmo espaço para crescer e descobrir quem você realmente é.

Lembre-se de que o que você vê nas redes sociais não é necessariamente uma representação verdadeira da vida de uma pessoa.

Uma vez que o peso foi levantado e você não está mais negativamente distraído pelas redes sociais, você ficará mais feliz, menos ansioso e se sentirá mais motivado a pegar a vida pelas rédeas.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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