Surtar Em Situações Sociais Não É Inevitável

Quando você tem ansiedade social, sente constantemente que as pessoas estão avaliando você negativamente.

Seja em uma entrevista, falando em uma reunião ou simplesmente conhecendo alguém novo pela primeira vez, a ansiedade social pode ser debilitante – fazendo as pessoas tropeçarem nas palavras ou, pior ainda, congelar, dar um branco na mente.

Felizmente, novas pesquisas a serem publicadas fornecem algumas pistas sobre como diminuir os problemas indesejados que a ansiedade social pode causar.

Por vários anos, psicólogos vêm explorando os benefícios de ter as pessoas reavaliadas – ou seja, pensar duas vezes – sobre sua excitação em situações potencialmente estressantes.

Por exemplo, o famoso psicólogo americano Jeremy Jamieson e seus colegas mostraram que fazer os alunos pensarem em sua excitação (como um coração que bate rapidamente) em uma importante situação de teste como um recurso energético pode na realidade ajudá-los a obter melhores resultados nos testes.

Em seu trabalho mais recente, Jamieson queria saber se indivíduos socialmente ansiosos também poderiam se beneficiar repensando seu estresse.

Para começar, pessoas identificadas como tendo altos níveis de ansiedade social e pessoas sem nenhum transtorno de ansiedade ou humor foram convidadas ao laboratório de Jamieson para participar de uma série de desafios cognitivos.

Uma vez lá, todos foram informados de que precisariam fazer um breve discurso sobre seus pontos fortes e fracos a dois entrevistadores.

Eles também foram informados de que o discurso seria gravado em vídeo e que eles teriam apenas três minutos para se preparar.

Uma situação estressante para qualquer pessoa – especialmente para pessoas que têm ansiedade social.

Para testar se algo poderia ser feito sobre o estresse da situação.

Veja também: Tratamento De Ansiedade Social: 12 Maneiras Garantidas De Superar

Antes de as pessoas começarem a preparar seu discurso, Jamieson e seus colegas deram algumas dicas aos voluntários sobre como reavaliar ou reformular suas possíveis reações ansiosas.

Aqui está o que ele disse:

“Em situações estressantes, como falar em público, nossos corpos reagem de maneiras muito específicas.

O aumento da excitação que você pode sentir durante o estresse não é prejudicial.

Em vez disso, essas respostas evoluíram para ajudar nossos ancestrais a sobreviver, fornecendo oxigênio para onde é necessário no corpo.

Incentivamos você a reinterpretar seus sinais corporais durante a próxima tarefa de falar em público como benéfica”.

Após as instruções de reformulação, as pessoas também leem resumos de artigos científicos descrevendo os benefícios do estresse.

Então, só para recapitular.

Tanto os indivíduos socialmente ansiosos quanto os menos ansiosos fizeram um discurso sob escrutínio.

Algumas pessoas tiveram a sorte de receber sugestões para reformular suas reações estressantes; outros não.

O que Jamieson e seus colegas encontraram?

Curiosamente, não houve diferença nas respostas fisiológicas das pessoas à situação estressante de fala em função da presença de ansiedade social.

Talvez isso não seja tão surpreendente, dado que fazer um discurso de improviso é um pouco estressante para a maioria das pessoas.

O que diferiu foi como os voluntários, que demonstravam ansiedade, relataram a situação.

Apesar de suas reações corporais não serem diferentes, as pessoas socialmente ansiosas relataram que se sentiam mais ansiosas com o discurso.

O mais impressionante, quando recebidas dicas para repensar sua excitação, a visão dos voluntários sobre a situação mudou.

Eles ainda relataram que a situação de falar em público era exigente, mas agora eles acreditavam que possuíam maiores recursos para lidar com a situação em comparação com as pessoas que não receberam as dicas de reformulação.

Aqueles que receberam ferramentas para reformular também apresentaram melhorias em suas respostas fisiológicas ao estresse avaliativo.

E, o benefício do exercício de reformulação foi visto para aqueles que estavam socialmente ansiosos e também para aqueles que não estavam.

O transtorno de ansiedade social é um dos transtornos mentais mais prevalentes, afetando mais de 12% das pessoas em algum momento ao longo de sua vida.

Como observam Jamieson e seus colegas, suas técnicas de reavaliação podem não ser a única “bala de prata” para o tratamento da ansiedade social, mas parece ser uma ferramenta promissora que as pessoas têm à sua disposição.

É também uma ferramenta que pode ajudar qualquer pessoa a se sentir e a ter o melhor desempenho nas situações que mais as estressam.

Para saber mais sobre como ter o melhor desempenho em situações estressantes, cadastre seu e-mail para dicas profissionais da psicologia avançada. Use o formulário abaixo.

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