Uma Noite De Cada Vez: Sono, Álcool E Recuperação

Alguns anos atrás, acompanhei um amigo visitante, Rafael, a uma reunião do AA.

Tendo ocasionalmente participado de reuniões de 12 etapas ao longo dos anos, geralmente sabia o que esperar.

A única surpresa desta noite foi que os fumantes estavam agora amontoados do lado de fora, rapidamente consumindo sua última dose de nicotina antes do início da reunião.

Lá dentro, os bebedores de café estavam ocupados personalizando seus sucos de cafeína.

Ciente de que as preocupações com o uso de nicotina e cafeína na recuperação haviam sido espancadas até a morte, deixei para lá e afundei de volta na minha cadeira, antecipando as histórias sinceras que estavam por vir.

Eu sempre tive um profundo respeito pela irmandade, especialmente sua ênfase na responsabilidade pessoal, no não-julgamento e no papel principal da rendição na cura.

De volta para casa mais tarde naquela noite, perto da hora de dormir, fiquei surpresa ao ver Raphael casualmente tomar uma pílula para dormir.

“Hmm. Você realmente precisa tomar isso?” Eu perguntei.

Ele parou, me olhou diretamente nos olhos e disse: “Eu não consigo atravessar a noite se não tomar”.

O contraste entre o espírito de sobriedade nas reuniões de AA e a dependência do meu amigo de pílulas para dormir foi impressionante.

Veja também: Ansiedade Social E Uso De Álcool: Um Relacionamento Complexo

Isso me fez pensar no elo crítico, mas em grande parte esquecido, entre problemas do sono, álcool e recuperação.

Ao longo dos anos, eu tinha visto centenas de pacientes com problemas de sono que também eram dependentes de álcool.

E muitos outros que usavam álcool com moderação, mas com bastante frequência como auxílio para dormir.

Havia ainda um grupo ainda maior, que dependia rotineiramente de outras substâncias lícitas e ilícitas, como pílulas para dormir, tranquilizantes e maconha, para apagarem na hora de dormir.

É sabido que a maioria dos alcoólatras tinha problemas significativos de sono antes do consumo ativo e que estes geralmente pioravam durante o consumo ativo e por meio de tratamento e recuperação.

Enquanto 15% da população adulta em geral luta com insônia persistente, mais de 50% dos alcoólatras relatam ter esses problemas que antecederam o consumo.

A dependência de substâncias é epidêmica em nosso mundo.

Nós turbinamos nossa vida diária com energias falsificadas – estimulantes, como carboidratos altamente processados, cafeína e nicotina.

E então, acelerando fora de controle, dependemos de substâncias sedativas como álcool, maconha e pílulas para dormir para fornecer uma espécie de descanso falsificado à noite.

Parte do apelo especial do álcool é que ele inicialmente funciona como estimulante e depois se torna depressivo.

Dessa maneira, funciona como agente de energia falsificada e repouso falsificado.

Existe uma crença comum em nosso mundo de que frequentemente é necessário e até razoável “levar algo para dormir”.

No entanto, é questionável se as substâncias indutoras do sono realmente proporcionam sono verdadeiro e restaurador.

Apesar de oferecerem alívio temporário mascarando os sintomas da insônia, isso não constitui um bom sono, assim como mascarar os sintomas da ansiedade com o álcool não proporciona uma boa saúde mental.

Muitas pessoas acreditam que o álcool as ajuda a dormir.

Embora possa facilitar o início do sono, o álcool altera os ritmos circadianos, suprime a melatonina e interrompe significativamente o sono e os sonhos à medida que avançamos pela noite.

Sabe-se também que o consumo exacerba o ronco e a apneia do sono, uma condição grave em que a respiração é comprometida durante o sono.

Continuamos a ingenuamente confundir a agitação das energias falsificadas pela vitalidade natural e a sonolência dopada das substâncias sedativas pelo sono genuíno.

Consequentemente, continuamos em profunda negação sobre o vínculo óbvio entre nossa dependência de substâncias e a epidemia de distúrbios do sono.

É surpreendente que tão poucos programas residenciais de tratamento alcoólico abordem aspectos do sono de recuperação de maneira significativa, deixando seus clientes desnecessariamente vulneráveis ​​a falhas e recaídas.

Embora os problemas de sono sejam comuns entre os alcoólatras, há pouca menção a eles no Big Book, possivelmente porque havia menos consciência social sobre o sono quando ele foi escrito.

A recuperação de alcoólatras na época tinha opções limitadas para lidar com as dificuldades do sono.

Eles poderiam usar barbitúricos, os remédios para dormir altamente viciantes e potencialmente letais disponíveis na época ou, como eu suspeito que a maioria usava, eles poderiam simplesmente passar por isso.

Como isso poderia interferir seriamente na presença deles nas reuniões e no trabalho do programa, as pessoas em recuperação precisavam aprender a administrar sua inevitável sonolência diurna de outras maneiras.

Entra a nicotina e cafeína.

Essas duas substâncias altamente estimulantes podem aliviar a sonolência diurna excessiva, fornecendo energia, embora falsificada, sob demanda.

Acredito que fumar e tomar café se tornaram práticas prontamente sancionadas na subcultura AA por esse mesmo motivo.

Embora não alterem a consciência tão dramaticamente quanto o álcool, a cafeína e a nicotina também interferem na produção de melatonina, danificam os ritmos circadianos e comprometem o sono e os sonhos saudáveis.

Ainda mais interessante é o impacto negativo do tabagismo na saúde.

Os alcoólatras hoje têm uma probabilidade significativamente maior de morrer de doenças relacionadas ao fumo do que de doenças associadas ao consumo de álcool.

Apesar disso, muitos em recuperação continuam negando sua dependência de cafeína e nicotina.

Acredito que qualquer pessoa pessoalmente preocupada com a dependência do álcool, especialmente as que estão em recuperação, poderia se beneficiar de um firme compromisso de melhorar o sono.

Muitos já entendem que dormiriam melhor se parassem de beber.

Pouquíssimos, no entanto, percebem que poderiam administrar melhor a bebida se começassem a dormir.

Não é de surpreender que os princípios essenciais subjacentes ao sono saudável sejam mais consistentes com aqueles críticos para a recuperação do álcool.

A responsabilidade pessoal, o não julgamento e a prática da rendição são tão pertinentes ao sono saudável quanto à sobriedade.

Aqueles que optarem por aumentar a recuperação do álcool com a recuperação do sono encontrarão uma sinergia mais reconfortante.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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