Valeriana Para Dormir E Para Reduzir Até Sair De Medicamentos Contra Ansiedade

Ao lidar com a ansiedade, o sono geralmente é uma parte importante do motivo pelo qual as emoções pioram ou não podem melhorar.

Para meus pacientes com insônia, analiso vários fatores que podem contribuir para isso.

Isso geralmente inclui desequilíbrios hormonais, hormônios do estresse como o cortisol, que podem ser muito altos, problemas de açúcar no sangue e problemas de higiene do sono.

Os desequilíbrios dos neurotransmissores e as deficiências nutricionais também podem ter um papel importante em nos manter muito conectados para dormir.

A falta de exercício pode ser um fator.

Evidentemente, estar estressado pode levar isso também.

É extremamente importante observar esses fatores fisiológicos e de estilo de vida para ajudar a trabalhar com as causas subjacentes.

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Valeriana Para Dormir

Enquanto trabalha nos fatores subjacentes do sono, a valeriana é um medicamento fitoterápico que se destaca como um grande apoio soporífico para ajudar as pessoas com insônia a fechar os olhos mais cedo.

De fato, a valeriana é a fitoterapia mais bem estudada para o sono.

A palavra raiz “valere” vem do termo latino “boa saúde” e tem uma longa história de ajuda a várias condições.

Um dos meus professores costumava esfregar óleo de valeriana nos músculos doloridos durante longas caminhadas.

Os índios americanos usavam valeriana como cataplasma mastigado (material vegetal aplicado ao corpo) para dores de ouvido e também como cataplasma para convulsões em bebês (Mtichell, 2003).

Valeriana foi reconhecida por Hipócrates (o pai da medicina) e usada por Galeno para insônia.

A valeriana é especialmente útil para pessoas que focam o estresse no intestino (‘o estômago nervoso’) e quando há um forte componente de ansiedade que acompanha a incapacidade de alguém para dormir.

Também pode ajudar a diminuir levemente a pressão sanguínea e funciona bem quando os picos de pressão acompanham a insônia.

Esta erva tem constituintes que atuam para inibir os neurônios do sistema nervoso simpático, aumentando os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que acalma o cérebro.

O sistema nervoso simpático ativa a resposta ao estresse em nosso corpo.

Essa resposta às vezes é chamada de resposta de “fuga ou fuga” e é a responsável por sentir que você precisa lutar ou fugir do perigo.

Uma metanálise é o estudo de muitos estudos e é considerada por alguns especialistas como a maneira mais confiável de decidir se um medicamento ou remédio específico pode ser eficaz.

Uma metanálise de 18 ensaios clínicos randomizados e clínicos sugere benefícios do uso de valeriana para o sono (Fernández-san-martín et al, 2010).

Em um estudo randomizado, triplo-cego e controlado de 100 mulheres na pós-menopausa, a valeriana mostrou melhor qualidade do sono quando as mulheres receberam 530 mg de extrato de valeriana concentrado ou um placebo duas vezes por dia durante 4 semanas.

Embora a maioria dos estudos relate efeitos positivos, um estudo randomizado não encontrou benefício, embora este estudo tenha ocorrido em um pequeno grupo de 16 mulheres.

Este estudo em particular usou doses muito baixas – 300 mg uma vez ao dia antes de dormir (Taibi et al, 2009).

É possível que as doses mais altas normalmente recomendadas possam ter mostrado um benefício.

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Valeriana Para Ajudar A Reduzir A Dependência De Medicamentos?

Embora os medicamentos para ansiedade sejam úteis para ajudar a se sentir temporariamente calmo e adormecer, eles são viciantes e muitas vezes difíceis de sair devido a problemas de abstinência.

Os medicamentos para ansiedade também aumentam o risco de morte em geral e é uma razão pela qual gosto de ajudar meus pacientes a parar de usá-los quando possível.

Valeriana demonstrou ser útil para tirar esses remédios e eu já vi funcionar em minha própria prática.

Muitas vezes, quando as pessoas tentam parar de tomar medicamentos anti-ansiedade, elas têm um efeito rebote, onde param de dormir a noite toda se não voltarem a tomar o medicamento.

Foi demonstrado que a valeriana ajuda os pacientes a adormecer ao tentar afastar os medicamentos para ansiedade.

Em estudos com ratos, demonstrou-se que a valeriana ajuda a aliviar as síndromes de abstinência resultantes da interrupção do diazepam após o uso prolongado (Andreatini e Leite, 1994).

A valeriana também demonstrou não ter nenhum efeito tóxico no processo (Tufik et al, 1994).

Uma equipe do Brasil trabalhando com humanos encontrou resultados semelhantes quando prescreveu valeriana (100 mg três vezes ao dia, com 80% de didrovaltrato, 15% de valtrato e 5% de acelvaltrato da raiz de valeriana) para ajudar pacientes com insônia a tolerar a retirada dos benzodiazepínicos.

Esses 19 pacientes (idade média de 43 anos) usavam benzodiazepínicos todas as noites por uma média de 7 anos, mas ainda dormiam pouco.

Combinado com 18 indivíduos do grupo controle, os padrões de EEG (eletroencefalograma – uma maneira de observar a atividade cerebral durante o sono) foram estudados durante o sono enquanto ainda estavam nos benzodiazepínicos e, em seguida, por 2 semanas após tomar valeriana ou placebo.

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Os pacientes que tomaram a valeriana relataram uma qualidade subjetiva do sono significativamente melhor do que aqueles que receberam placebo após a retirada do benzodiazepínico, apesar da presença de alguns efeitos colaterais da retirada dos medicamentos.

No final de duas semanas, houve uma diminuição significativa no tempo de vigília noturno após o início do sono em indivíduos com valeriana quando comparados aos indivíduos com placebo.

Embora a valeriana seja útil, seu efeito pode não ser perfeito: os pacientes tratados com valeriana mostraram mais dificuldade em adormecer por mais tempo, além de levar mais tempo para adormecer do que os indivíduos do controle.

Apesar da melhora subjetiva, os dados do sono mostraram que a valeriana não produziu um início mais rápido do sono, o que provavelmente ocorreu devido à hiper-estimulação por abstinência do medicamento.

No geral, porém, os pesquisadores concluíram que a valeriana era bem tolerada e teve um efeito positivo no uso de benzodiazepínico de abstinência, sem interações entre os dois (Poyares et al, 2002).

É um estudo pequeno, portanto, mais estudos precisam ser feitos para entender completamente como usar a valeriana para afastar os medicamentos anti-ansiedade.

Dosagem E Segurança De Valeriana

A dosagem típica de valeriana é de 450 mg a 600 mg, tomada cerca de duas horas antes de dormir.

Pacientes com ansiedade diária ou precisando de mais apoio ao sono também podem adicionar uma dose no início da tarde.

Na maioria dos casos, a valeriana funciona melhor quando tomada por algumas semanas, e à noite, quando necessário.

Embora a segurança tenha sido demonstrada em ensaios com adultos, crianças (Francis e Dempster, et al, 2002) e na população idosa, ela não foi avaliada durante a gravidez ou a amamentação.

Observe que o diazepan, o medicamento benzodiazepínico comum, não é derivado da valeriana.

Como os componentes ativos da valeriana podem aumentar a atividade da benzodiazepina (Xanax, Valium, Klonopin e Ativan), eu recomendaria trabalhar com um médico que tenha conhecimento sobre a interação medicamentosa e herbal antes de usar a valeriana com esses medicamentos.

Referências:

Andreatini R, Leite JR.

Efeito de valepotriatos no comportamento de ratos no labirinto em cruz elevado durante a retirada de benzodiazepina. EUR. J. Pharmacol, 260 (1994), pp. 233-235

Fernández-san-martín MI, Masa-font R, Palacios-soler L, Sancho-gómez P, Calbó-caldentey C, Flores-mateo G. Eficácia do Valerian na insônia: uma metanálise de ensaios clínicos randomizados controlados por placebo. Sleep Med. Jun 2010; 11 (6): 505-11.

Francis AJ, Dempster RJ Efeito da valeriana, Valeriana edulis, nas dificuldades do sono em crianças com déficits intelectuais: estudo randomizado Phytomedicine, 9 (4) (2002): 273–279.

Mitchell B. Medicina de Plantas na Prática: Usando as Técnicas do Dr. John Bastyr. Churchill Livingstone. São Luís. 2003. P 344.

Poyares DR, Guilleminault C, Ohayon MM, Tufik S. A valeriana pode melhorar o sono dos insones após a retirada da benzodiazepina? Prog Neuropsychopharmacol Biol Psychiatry. Abril de 2002; 26 (3): 539-45.

Taibi DM, Vitiello MV, Barsness S, Elmer GW, Anderson GD, Landis CA.

Um ensaio clínico randomizado de valeriana não melhora o sono auto-relatado, polissonográfico e actigráfico em mulheres idosas com insônia. Sleep Med. Mar 2009; 10 (3): 319-28.

Tufik S, Fujita K, Seabra MLV, Lobo LL Efeitos de uma administração prolongada de valepotriatos em ratos sobre a mãe e seus filhos J. Ethnopharmacol, 41 (1994): 39–44.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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