Vença Sua Ansiedade Corrigindo Esses Erros De Cálculo Mentais

Francis era um bom contador e tinha um emprego bem remunerado, mas quando calculava riscos emocionais, seus números estavam todos errados. “Não há a menor chance de eu convidar a Denise para sair”, ele pensou. “Eu provavelmente tropeçaria em todas as minhas palavras, e ela pensaria que eu sou um idiota. Depois disso, eu jamais ia poder mostrar meu rosto ao redor dela novamente”.

Os sentimentos inquietos de ansiedade geralmente são devidos a algum infortúnio ou evento temido que as pessoas esperam ou antecipam.

Ou seja, uma sensação de risco, ameaça ou de estar em perigo de sofrer alguma perda ou lesão.

A quantidade de recursos que as pessoas sentem que têm para lidar com o risco, ameaça ou perigo percebido também figura em experiências de ansiedade.

Normalmente, quando as pessoas se sentem extremamente ansiosas, elas tendem a superestimar os riscos e a subestimar sua capacidade de lidar com eles.

Aqui está um exemplo que ajuda a ilustrar esse ponto: imagine que você está acampando na floresta, sentado perto de uma fogueira, quando de repente, surge das árvores um urso grande, feroz e com muita fome.

Veja também: 51 Estratégias Para Vencer A Ansiedade

Numa escala de um a dez, quão assustado você se sentirá?

Provavelmente dez, certo?

OK, vamos supor que você tenha uma vara forte, longa e afiada para afastar o urso.

Agora, como você se sentirá ansioso?

Talvez um nove?

E se você estivesse com um grande grupo de pessoas, todas com paus afiados?

Qual é o medo agora?

Ou, digamos, em vez de paus afiados, o grupo estava armado com tochas acesas?

Qual é o nível de medo agora?

Talvez um seis?

Vamos dar um passo adiante e assumir que o grupo tinha rifles e revólveres.

Veja também: O Erro Mais Irritante Que As Pessoas Ansiosas Cometem Todos Os Dias

Quão assustado você se sentiria?

Provavelmente muito menos que dez, nove ou seis, certo?

Claro, porque neste último cenário você se considera possuidor de recursos poderosos (armas) para lidar com o risco, a ameaça ou o perigo (um urso).

É claro que, em nossa viagem de acampamento imaginária, apenas dispararíamos alguns tiros no ar e o urso sairia ileso.

(Nunca dispare munição de verdade no ar – ela cairá em algum lugar!)

O ponto aqui é destacar a relação entre nossas avaliações de risco e nossas estimativas de recursos de enfrentamento e como esse relacionamento influencia as experiências de ansiedade.

Lembre-se de que a maioria das pessoas ansiosas superestima o risco, ameaça ou perigo e subestima seus recursos de enfrentamento.

Franklin provavelmente não se importaria em convidar Denise para sair, mesmo que ela o recusasse.

Além do mais, ele provavelmente tem força pessoal para se recuperar com apenas uma pequena contusão no ego, se ela disser “não”.

Na próxima vez que você começar a se sentir ansioso, pergunte a si mesmo se está avaliando com precisão a extensão do risco que está enfrentando e tente considerar todos os recursos que você tem à sua disposição para lidar com isso.

Esse exercício simples geralmente é muito útil para manter uma perspectiva equilibrada e pode ajudá-lo a reduzir a ansiedade desnecessária.

Veja também: Quando Você Está Ansioso, A Preocupação Pode Fazer Parte Da Solução

Para expandir ainda mais essa ideia, considere que as pessoas clinicamente ansiosas costumam fazer alguns “erros de cálculo” adicionais ao avaliar determinadas situações ou cenários.

Primeiro, as pessoas ansiosas freqüentemente confundem baixas possíveis calamidades (isto é, muito improváveis, eventos ruins) com ocorrências de alta probabilidade (isto é, eventos muito prováveis).

Então, em vez de entender e acreditar profundamente que ser picado por uma cobra enquanto caminha na floresta é extremamente improvável, um fóbico de cobra sentirá profundamente que isso provavelmente poderia acontecer.

Em outras palavras, as pessoas ansiosas freqüentemente confundem o possível com o provável e, assim, superestimam muito as chances de algo ruim acontecer.

O segundo erro cognitivo comum na ansiedade é superestimar grosseiramente o impacto real de eventos ruins.

Em outras palavras, as pessoas ansiosas geralmente acreditam que, se algo ruim acontecer, produzirá uma consequência dramática ou mesmo devastadora que pode ser demais para lidar.

Portanto, uma pessoa com fobia de cobra provavelmente pensará, sentirá e acreditará que ser mordida por uma cobra resultará em consequências de mudança de vida ou até fatais, em vez de reconhecer que a grande maioria das cobras não é venenosa e quase nunca causa ferimentos graves.

Assim, as pessoas ansiosas superestimam muito as chances de um evento temido e também a seriedade das conseqüências do evento ruim, se ele realmente acontecer.

E, como observado acima, essa dupla de crenças geralmente está associada à subestimação simultânea dos recursos de enfrentamento e à capacidade de lidar com os muitos desafios da vida.

Porém, quando as pessoas reconhecem os muitos apoios e meios com os quais podem confiar (por exemplo, força pessoal, resiliência, fortaleza, família, amigos, vizinhos, profissionais, clérigos etc)., geralmente se sentem melhor.

Então, eles geralmente acham mais fácil começar a tomar as medidas concretas e necessárias para vencer a ansiedade.

Especificamente, medidas que enfatizam a abordagem e o enfrentamento gradual das situações provocadoras de ansiedade que as têm impedido, porque perceber que seus pensamentos e crenças estão criando barreiras falsas à ansiedade desnecessária – que são como miragens emocionais – ajuda as pessoas a passar por elas.

E, assim, avançar na vida com mais confiança e menos medo.

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Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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