Você Come Por Puro Tédio?

A Biologia De Comer Por Tédio – E Como Vencer O Hábito.

São 20h de um domingo.

Você já jantou enquanto assistia Netflix, embora não aguente mais aquele mesmo seriado – e, além disso, você já viu aquele episódio.

Agora você realmente, realmente, REALMENTE deveria começar fazer aquela apresentação para o trabalho ou arrumar aquela grande pilha de roupa.

Você não deve procrastinar mais.

Você sabe que também disse isso ontem, mas está completamente determinada desta vez – chega de atrasos.

Você tem que fazer isso agora ou haverá consequências, todas negativas.

… Mas você não quer fazer isso agora.

Vai ser tão… chato.

Chato, chato, chato.

Espere, como você acabou na frente da geladeira?

E por que você está abrindo a porta?

E o que está naquele recipiente de plástico?

De todos os motivos pelos quais comemos, o tédio deve ser um dos menos úteis.

Comer porque estamos com fome e ainda não almoçamos?

Faz sentido.

Comer porque acabamos de fazer um bolo de veludo vermelho espetacular com cobertura extra não é o suficiente para avaliar verdadeiramente seus méritos?

Quem pode nos culpar?

Comer de tédio, por outro lado, geralmente é inútil.

Veja também: 7 Hábitos Alimentares Que Você Não Sabe Que Estão Aumentando A Ansiedade

Quase sempre acontece quando não temos necessidade fisiológica de comida, geralmente há algo muito mais útil com o qual poderíamos continuar, e depois das primeiras mordidas, não é nem mesmo tão satisfatório – porque não estávamos realmente com fome em primeiro lugar.

Então, por que fazemos isso?

Correndo o risco de demonizar um de meus neurotransmissores favoritos, vou prosseguir e apontar minha acusação à dopamina.

Os neurocientistas ainda estão descobrindo o que esse pequeno e inteligente mensageiro químico faz, mas o pensamento atual é que é crucial para a experiência de motivação e impulso.

Apaixonado e ansioso por estar na presença de seu objeto de afeto?

Está desenvolvendo um vício em crack e ansiando por sua próxima dose?

Prestes a provar a supremacia dos jogos do seu iPhone ao chegar ao décimo quinto nível do Angry Birds?

Qualquer que seja sua última obsessão, você pode apostar que seus neurônios dopaminérgicos estão disparando como billy-o, obrigando-o a agir de forma coordenada e direcionada para alcançar o que quer que seja.

E embora isso nem sempre seja muito divertido (já desejou tanto algo ou alguém que quase doía fisicamente?), há uma coisa que definitivamente não é – e isso é o “chato”.

Na verdade, a liberação de dopamina no cérebro pode ser tão estimulante e motivadora que os ratos irão pressioná-la, excluindo outras atividades crucialmente importantes, como dormir e comer, e as pessoas que têm níveis naturalmente mais baixos de atividade da dopamina são mais prováveis buscar e se tornar dependente de estímulos produtores de dopamina, como álcool ou drogas.

O que tudo isso tem a ver com o tédio de comer?

É possível que, quando estamos mal, nossos neurônios de dopamina também o estejam.

Quando comemos o tédio, o que realmente estamos fazendo é tentar acordá-los para que possamos nos sentir excitados novamente.

E na ausência de algo mais estimulante – ou um eletrodo estimulador de neurônio de dopamina útil em nosso cérebro que podemos acionar com uma alavanca quando desejamos uma emoção – a comida começa a parecer uma maneira bastante eficaz de fazer isso.

Afinal, nosso sistema dopaminérgico evoluiu com o objetivo de fazer com que coisas adaptativas, como comer, pareçam recompensadoras, para que não nos esqueçamos de fazê-las e morramos.

E um estudo de pesquisa descobriu recentemente que os momentos mais felizes do dia de um participante típico foram aqueles em que ele ou ela estava comendo algo.

(Não tenho certeza de como me sentir sobre isso – acho um pouco deprimido). 

Agora, eu provavelmente deveria fazer uma pausa aqui para apontar que não estou dizendo que isso é necessariamente o que acontece quando devoramos indolentemente pedaços de comida que sobrou quando deveríamos estar fazendo algo produtivo.

Na verdade, eu provavelmente deveria dar um passo adiante e aproveitar esta oportunidade para confessar, em nome de meus irmãos pesquisadores do apetite, que não reunimos muitos fatos concretos a respeito da biologia do tédio de comer em si.

Primeiro, tende a se misturar com o fenômeno mais geral de “comilança emocional”, de modo que muito poucas pessoas o estudaram como um construto separado.

Em segundo lugar, como muitos outros tipos de comportamento alimentar, é difícil de induzir em um ambiente de laboratório, e ainda mais difícil de estudar “no campo”.

Esperançosamente, um dia, seremos capazes de prender scanners cerebrais portáteis de alta resolução em nossas cabeças para que possamos ver exatamente o que se passa na mente das pessoas durante aquelas idas ao armário de doces inspiradas no tédio.

Mas, até lá, você terá que se contentar com minha especulação desenfreada.

O que pode ser feito, porém, se meu palpite estiver correto?

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Gostaria de apresentar algumas sugestões humildemente.

Em primeiro lugar, que tal encontrar outra maneira de enganar sua dopamina?

Sempre se pode fazer algo objetivamente divertido, é claro – como assistir a um filme favorito ou enrolar-se com um livro suculento.

Mas você também pode conseguir encontrar um ardil dopaminérgico para ajudá-lo a realizar aquela tarefa que você tem evitado: ouvir uma banda favorita enquanto luta com aquela apresentação em PowerPoint ou presentear-se com um novo livro de áudio para ouvir enquanto você escala a montanha da sua lavanderia, pode tornar tudo mais agradável e diminuir sua necessidade de procurar soluções de dopamina na geladeira.

Em segundo lugar, por que não tentar superar a tendência de buscar prazer o tempo todo e evitar a armadilha da dopamina por completo?

O júri ainda não decidiu se “terapias alternativas” como a meditação podem ajudá-lo a perder peso, mas poucos negariam que fechar os olhos e acalmar os pensamentos por um tempo pode fazer você se sentir muito mais feliz e calmo.

Se você é o tipo de pessoa que come por puro tédio, isso pode acabar reduzindo seu desejo de compulsão por tédio.

Se você estiver interessado em experimentar, existem inúmeros aplicativos de meditação ou meditações guiadas disponíveis online.

No mínimo, você pelo menos terá ganhado um pouco de tempo para decidir se está realmente com fome ou não – e para colocar alguma distância entre você e a pizza fria.

Boa sorte!

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