Você Tem Transtorno De Ansiedade Social?

Giovanna havia aceitado a explicação de sua mãe de que era “apenas tímida”.

Mas agora, quando adulta, ela também estava tendo problemas no trabalho.

Ultimamente, ela estava preocupada achando que estava enlouquecendo. “Só não sei o que há de errado comigo”, ela disse.

Ao trabalhar com Giovanna, percebi que ela não era “apenas tímida”.

Ela era dolorosamente tímida.

Obviamente, a maioria das pessoas já teve frio na barriga antes de fazer um discurso ou se sentiu um pouco nervosa no primeiro encontro.

Essas reações naturais não se aproximam do extremo medo e ansiedade experimentados por pessoas como Giovanna.

O termo técnico para a condição é transtorno de ansiedade social ou fobia social, como era chamado anteriormente.

Abaixo está um teste de auto avaliação para verificar se você tem transtorno de ansiedade social.

Talvez você possa imprimi-lo e marcar os itens que se aplicam.

(Essa auto avaliação não substitui uma avaliação com um profissional de saúde mental).

Veja também: 7 Coisas Que As Pessoas Que Têm Ansiedade Social Costumam Fazer

São Situações Em Que Eu Provavelmente Sinto Ansiedade Social:

Falando ao telefone

Ser apresentado a outras pessoas

Atendendo a porta

Interagindo com funcionários do banco ou mercearia

Lidar com consultórios médicos

Frequentar igreja

Comprar ou devolver itens em uma loja

Dirigir (por medo do que os outros motoristas estão pensando de você)

Usando banheiros públicos (não devido ao medo de germes)

Comer na frente de outras pessoas

Escrever ou assinar nome na frente de outras pessoas

Participar de eventos sociais

Sendo o anfitrião de eventos sociais

Namoro

Conversando em um pequeno grupo

Agindo assertivamente

Expressando sua opinião

Falando de si mesmo para os outros

Falando com um grande grupo

Situações de desempenho

Veja também: 22 Coisas Que Apenas Pessoas Com Ansiedade Social Entenderiam

Você Se Envolve Em Algum Desses “Comportamentos De Prevenção Parcial”?

Eu uso álcool ou drogas antes de entrar em uma situação social temida.

Se eu vou a uma situação social, fico apenas um certo período de tempo.

Estabeleci outras condições para ir no evento social, como ficar perto de uma pessoa “segura”.

Frequentemente tento me distrair sonhando acordado ou pensando em outras coisas.

É provável que eu evite o contato visual.

Estes São Os Sintomas Físicos Que Provavelmente Sinto Quando Estou Ansioso:

Rubor (rosto vermelho)

Tremedeira

Sudorese

Flashes quentes ou frios

Desconforto no estômago

Tensão muscular

Coração acelerado

Falta de ar

Aperto no peito

Sentimentos de fraqueza

Tonturas

Nódulo na garganta ou boca seca

Sentimentos de irrealidade 

Veja também: Uso de Muitas Plataformas De Rede Social Está Ligado A Depressão, Risco De Ansiedade

Estas São As Coisas Que Eu Provavelmente Diria A Mim Mesmo, Antes, Durante Ou Depois De Uma Situação Social:

Eu sou um perdedor.

Eu não me encaixo.

Todos podem dizer o quanto estou nervoso.

Não tenho nada de interessante a dizer.

Eu sou tão feio.

Sou sem graça.

Eu tenho que sair daqui antes de me envergonhar mais.

Minha voz está tremendo.

Eu pareço estúpido

As pessoas devem pensar que eu sou louco.

O que todo mundo pensa é que eu sou muito quieta.

Se eu estragar tudo, é o fim do mundo.

Outras Perguntas Importantes A Serem Feitas Sobre Minhas Reações A Situações Sociais Temidas:

Evitar essas situações interfere na minha rotina normal?

O medo e a evitação interferem no meu funcionamento acadêmico?

O medo e a evitação interferem no meu funcionamento ocupacional?

O medo e a evitação interferem nas minhas atividades e relacionamentos sociais?

Ter ansiedade social me causa dor e angústia significativas?

Agora revise suas respostas.

Quanto mais itens você verificou, maior a probabilidade de que esse não seja um caso de timidez simples.

De acordo com o novo o manual atual de transtornos mentais, para ser diagnosticado com transtorno de ansiedade social, seu medo ou ansiedade deve ser desproporcional – em frequência e/ou duração – à situação real E seus sintomas devem ser persistentes, com duração de seis meses ou mais.

Para ser diagnosticado com transtorno de ansiedade social, você também deve sofrer um sofrimento ou prejuízo significativo que interfira com sua rotina comum em ambientes sociais, no trabalho ou na escola ou durante outras atividades cotidianas.

Se você acha que pode ter um distúrbio de ansiedade social, um bom primeiro passo é conversar com seu médico.

Traga este questionário para ajudar a orientar sua discussão.

Ninguém deveria ter que limitar a vida por causa do medo.

Agora, mais do que nunca, existem maneiras de minimizar os efeitos nocivos da ansiedade social não controlada.

Você deu um primeiro passo importante ao preencher este questionário de auto avaliação.

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