Você Tem Um Modelo Mental De Validação Externa?

Líderes Objetivos Entendem Seus Modelos Mentais. O Seu Ajuda Ou Machuca Você?

Como uma rápida recapitulação: modelos mentais são nossas ideias e crenças profundamente enraizadas sobre a maneira como o mundo funciona e como as coisas devem ser.

A mente forma padrões, ou modelos, que definem nosso senso de realidade, que nos levam a esperar certos resultados, que dão sentido aos eventos e que nos predispõem a agir de certas maneiras.

Pensamos e agimos através de nossos modelos mentais.

Esses modelos mentais podem nos manter presos em velhas formas de pensar e agir, que muitas vezes são contrárias aos nossos objetivos conscientes e nos fazem seguir o seu caminho.

Para ser um líder objetivo, precisamos identificar e transformar os modelos mentais limitadores e improdutivos que estão impulsionando nossas respostas ineficazes.

Desde 2010, conduzo pesquisas para determinar o papel que os modelos mentais desempenham na gestão, liderança e tomada de decisão.

A partir disso, parece que existem vários modelos mentais comuns – Validação Externa, Competição, Perfeccionista e Controle – que parecem estar todos enraizados em um modelo geral de insegurança ou “Eu não sou bom o suficiente”.

Nos próximos posts, discutirei cada um e apresentarei os resultados preliminares da Avaliação do líder objetivo para ajudá-lo a ter uma noção do seu nível atual de objetividade e dos modelos mentais através dos quais você interpreta e responde ao seu mundo.

Veja também: A Chave Para A Autoestima? Realização.

Validação Externa: “Preciso Que Os Outros Gostem De Mim E Acham Que Eu Sou Inteligente”

Se você é como muitas pessoas, se importa muito com o que as outras pessoas pensam de você.

Em minha pesquisa, 55 % das pessoas responderam que sua autoestima estava frequentemente, mais frequentemente ou sempre ligada ao que os outros pensam.

O que tendemos a esquecer é que todos estão instantaneamente julgando, categorizando e respondendo a todos com base em uma miríade de influências em sua própria mente.

Muitas vezes, somos julgados e respondidos de maneiras que nada têm a ver conosco.

Imagine o seguinte: eu ando perto de uma mulher alta usando um vestido cinza.

Instantaneamente, sinto que não gosto dela e tento evitá-la.

Por quê?

Porque ela me lembra uma professora que me chamou na terceira série para recitar um texto na frente de todos, e eu congelei.

Foi o meu momento mais embaraçoso, e a imagem desse professor está agora impressa indelevelmente em minha mente.

Toda vez que vejo uma mulher alta em um vestido cinza, minha mente invoca esse momento embaraçoso; agora, tenho uma resposta negativa inicial a qualquer um que me lembre da professora.

Nossas mentes respondem instantaneamente, no presente, com base nas lembranças de coisas que aconteceram no passado.

Pergunte a si mesmo: você pode gastar tempo se preocupando com o que pode ser a resposta inicial de outra pessoa, quando ela não tem absolutamente nada a ver com você?

Mais importante ainda, você pode permitir que a percepção de outra pessoa modifique como você se sente sobre si mesmo?

Infelizmente, a maioria de nós não pode evitar.

Os psicólogos sociais CH Cooley e Han-joachim Schubert chamaram esse fenômeno de “espelho”.

Eles resumiram o seguinte: “Não sou o que penso que sou e não sou o que você pensa que sou; eu sou o que acho que você pensa que sou”.

Em muitos casos, optamos por nos associar a pessoas cujas opiniões valorizamos e respeitamos – alguns psicólogos chamam isso de “em grupo” – e buscamos aprovação e validação delas.

As opiniões deste grupo tornam-se a base de como nos valorizamos e de nossa auto aceitação.

O problema, considerando o que sabemos agora, é que, se você basear seu autoconceito no que pensa que os outros pensam de você, estará sempre vulnerável.

Seu autoconceito não tem fundamento verdadeiro.

Se a outra pessoa está tendo um bom dia e responde a você de uma maneira amigável e afirmativa, você se sente bem.

Caso contrário, você se pergunta o que fez de errado.

Estamos constantemente tentando projetar uma imagem de nós mesmos com base no que achamos que os outros querem – mas, como realmente não sabemos o que eles querem, o que realmente estamos fazendo é decidir o que achamos que eles querem e depois tentar projetar essa imagem.

É um jogo perdedor.

Veja o caso de Jonathan, um homem muito astuto, com quase 30 anos, que é analista sênior de uma empresa de serviços financeiros.

Jonathan compartilhou que era difícil para ele admitir o quanto sua felicidade dependia das percepções de outras pessoas sobre ele.

O que torna essa experiência comum tão insidiosa é que as mesmas pessoas de quem estamos buscando a validação também estão buscando a nossa validação.

É como praticamente todos nós fomos socializados.

Jonathan descreve ainda seu modelo mental de Validação da seguinte maneira: “Estou sempre buscando validação de outras pessoas, especialmente no trabalho, para que saiba que estou fazendo as coisas corretamente e que estou no caminho certo.

Sem essa aprovação de outras pessoas, presumo automaticamente que as pessoas desaprovam e começo a questionar minhas ações e crenças e me torno muito inseguro”.

Mas, como vimos anteriormente, o problema é que as suposições que fazemos sobre o que os outros pensam de nós geralmente estão erradas.

Quando encontramos comportamento indesejado ou inesperado em outra pessoa, achamos que a pessoa deve estar com raiva de nós; isso geralmente desencadeia o pensamento de que deveríamos ir e descobrir o que fizemos para ofendê-los.

Veja também: 10 Fontes De Baixa Autoestima

Dicas Para Transformar O Modelo Mental De Validação Externa

A boa notícia é que a neuroplasticidade do cérebro nos oferece a oportunidade de religar literalmente nossa rede neural com novas maneiras de pensar que aumentarão nosso sucesso e felicidade em geral.

A chave para transformar o modelo mental validação externa é o reconhecimento e aceitação de que todos nós fomos socializados para nos valorizar através dos olhos de outras pessoas e a compreensão de que nós podemos aprender a valorizar a nós mesmos.

Pense em quando você era criança.

Você só sabia que estava bem se alguém dissesse: “Você está bem”.

Depois de aceitar essa tendência natural, é útil dedicar algum tempo à autorreflexão e identificar seus dons e habilidades únicos que você valoriza em si mesmo.

Não importa o que mais alguém diga, você sabe, por exemplo, que é amoroso, compassivo, trabalhador e inteligente.

Uma vez que você possa realmente se conhecer e se valorizar, perceberá que não importa o que os outros digam, se eles o validam ou não, você se valida.

Além disso, você reconhece rapidamente que, se alguém o valida ou não, isso não muda o que você sabe ser verdadeiro sobre si mesmo; você ainda é amoroso, compassivo, trabalhador e inteligente.

Infelizmente descobri que, para algumas pessoas, elas têm estado tão ocupadas projetando uma imagem do que acham que outras querem que não sabem realmente o que é surpreendente e único nelas mesmas.

Para elas, recomendo um processo de autodescoberta para descobrir seus dons e habilidades únicos.

Lembre-se: o mundo está em sua mente e o que você pensa sobre si mesmo molda todas as experiências que você tem!

Extraído de O líder objetivo: Como alavancar o poder de ver as coisas como elas são.

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