Como Iniciar Uma Nova Vida Após A Separação

Você terminou com seu parceiro de longa data? Um casamento de uma década ou um namorado que te enrolou por anos?

Caso afirmativo, pode ter experimentado uma variedade de sentimentos altamente intensos e estressantes ultimamente.

A maioria dessas emoções é normal e ocorre em muitas pessoas que estão passando por uma separação.

Além disso, você deve lidar com seus pensamentos e com o fracasso de seu relacionamento por semanas e meses, talvez até anos, se não souber lidar com suas emoções.

Como Lidar Com Suas Emoções

Um estado emocional dominante comum é a depressão profunda, e a depressão, por um período curto, pode se estender a alguém com tendências suicidas.

Em casos particularmente ruins, você pode visitar um médico que pode prescrever antidepressivos.

Geralmente, você pode esperar uma melhora precoce desse estado emocional.

Quase todo mundo sofre de depressão após um rompimento, mas desaparece após um período de luto, e você segue em frente.

Se você vê sua separação como um sinal de fracasso, incapacidade ou inutilidade, lembre-se de que essa geralmente não é a realidade.

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Na maioria dos casos, os dois parceiros devem ser responsabilizados pelo fracasso de um casamento.

Se você se sentir desamparado e como vítima, é porque está presa à passividade, mas precisa estar ativa, seguir em frente e se sentir melhor.

O cônjuge e o amor perdidos não são uma condição necessária para a sobrevivência, e você também pode ter uma vida feliz e gratificante sem eles!

Ao procurar novas fontes de apoio emocional e auto experiência positiva, você pode encontrar situações em que provavelmente experimentará diversão e alegria.

E você deve se recompensar quando faz coisas que não gosta!

As pessoas costumam sentir raiva ou vingança após separações, especialmente se os parceiros se afastam de repente ou se estão envolvidos em relacionamentos extraconjugais.

Você se sente abandonada e humilhada, e seu senso de feminilidade pode ser ferido.

Essas emoções negativas são normais – você deve se preocupar apenas se não conseguir substituir esses sentimentos hostis.

Esses sentimentos e raiva podem fazer você exagerar e atacar as coisas ou até gritar.

Questionar-se sobre a visão negativa de seu cônjuge leva a pensar que uma pessoa que você amou não pode ser uma pessoa tão ruim, afinal!

A raiva libera grandes quantidades de energia e essa é a melhor maneira de enfrentar novos desafios.

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Você nunca deve se deixar levar pela vingança, pois isso só levará à sua humilhação.

Além disso, a retaliação levaria apenas a ações recíprocas, resultando em tensão, talvez honorários legais adicionais ou até prisão (após atos de violência ou sequestro de crianças).

Portanto, você só se machuca e a situação não muda.

A melhor vingança seria começar uma vida feliz… Você frequentemente experimentará uma onda de remorso e culpa, especialmente se você é quem iniciou a separação.

Seu relacionamento extraconjugal pode ser quebrado ou seus filhos podem sofrer muito com a dissolução da família.

Pense em como você se sentiria quando criança se estivesse cercado por constantes conflitos conjugais e pais infelizes.

Aliás, seria muito incomum você não sentir culpa depois da separação!

É normal sentir-se sozinha após a separação e menos atraente e com medo de encontrar um novo parceiro.

Antes de tudo, tente aceitar o sentimento de solidão; aprenda a ver o lado positivo de estar sozinha e depois saia e desfrute de seus círculos sociais.

Eventualmente, você pode se sentir livre para escapar de novos relacionamentos, a fim de evitar a solidão, mas é melhor que você se veja solteira e adote o estilo de vida apropriado.

Somente então (e após o término dos processos de separação) geralmente faz sentido começar a busca por parceiros.

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Para lidar com emoções de vários tipos, você pode levar em consideração os seguintes princípios:

  • Aprenda sobre o curso típico do ciclo do divórcio. Se você espera certas emoções ou reações, as experimentará, pois elas são bastante normais e você deve estar preparada para elas.
  • Leia livros sobre divórcio, nos quais são apresentadas opções de gerenciamento positivo e obtenha conselhos sobre divórcio.
  • Esteja ciente de que você experimentará fortes sentimentos negativos por um longo período de tempo e também poderá levar vários anos até que o processo de separação seja finalizado.
  • Mantenha um diário, pois isso ajudará você a expressar seus sentimentos e poderá tomar consciência de todas as mudanças que estão acontecendo ao seu redor.
  • Tente ver o lado positivo da separação ou divórcio, abrace a emoção do desconhecido e realize sua capacidade de se desenvolver como indivíduo. Você tem uma nova vida pela frente!
  • Desempenhe os mesmos papéis de antes. Dessa forma, você sente que há continuidade e se sente mais segura, apesar da separação.
  • Esteja ciente de que você é responsável por seus sentimentos e controle-os o máximo que puder. Você também tem seu destino em suas mãos. O parceiro ou a separação pode não ser responsável por sua situação insatisfatória…

Se você não consegue lidar com suas emoções, deve ir a um centro de aconselhamento ou a um psicólogo particular.

Você encontrará muita compreensão, empatia, cuidado, conforto e apoio emocional.

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Pensamento Realista E Positivo

Você pode negar a realidade da separação, especialmente se de repente você foi abandonada por seu parceiro.

Você se recusa a fazer as mudanças necessárias em sua vida e nas de seus filhos, e às vezes até se esconde em casa.

Neste caso, você tem que enfrentar a realidade!

Na maioria dos casos, a separação não pode ser desfeita e você não tem controle sobre o comportamento do seu parceiro.

Analise todos os aspectos da nova situação e todas as tarefas e desafios.

O problema é quando você vê apenas o lado negativo ou imagina que certos eventos (como um sorriso do seu ex-parceiro durante uma reunião) têm mais significado do que realmente têm.

Isso pode resultar em comportamento negativo regular.

Se você experimentar atitudes e pensamentos irracionais (como “A vida deve ser justa”, “Só posso ser feliz com meu parceiro” ou “Não sou amável”), expectativas irreais (“Meu ex voltará de joelhos”) ou mitos de divórcio (“Toda separação é um grande desastre para todos os envolvidos”), você deve verificar a realidade e usar sua lógica.

Você normalmente não encontrará nenhuma evidência para eles e precisa obter uma visão mais realista da sua situação.

Também é importante que você trabalhe com a experiência de separação, talvez com a ajuda de um consultor.

Tente identificar o que “casamento”, “família”, “casa” e a perda deles significam para você.

Olhe para fora do seu casamento e os ideais associados a ele e substitua-os por outras esperanças e sentimentos de segurança.

Muitas vezes você terá intensos laços positivos e negativos com seu cônjuge ou parceiro, que só podem ser resolvidos lentamente.

Você conseguirá fazer isso se não pensar muito no cônjuge, se passar menos tempo pensando no passado, se afastar a possibilidade de reconciliação ou vingança e não fantasiar sobre sua vida atual (como novas relações com parceiros).

Fale menos sobre o cônjuge separado, não corra atrás enviando mensagens tolas, pare seus relacionamentos sexuais e não ameace disputas legais.

Muitas vezes, é útil limpar itens que a lembram constantemente de seu parceiro, aprender técnicas para interromper seus pensamentos ou se recompensar quando você não pensa nele por mais de uma hora.

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Atender Aos Requisitos Práticos

É compreensível que você se sinta completamente impressionada e estressada com a nova situação após a separação, ignorando as mudanças necessárias ou fugindo delas.

Muitas vezes você se sente sem energia, é passiva ou até vê os menores problemas como insolúveis.

A melhor coisa a fazer é pensar que você não suporta todas as dificuldades do mundo e que pode resolver quaisquer problemas que possa ter, mas que geralmente pode levar uma quantidade considerável de tempo.

Organize as tarefas em termos de prioridade ou dificuldade.

Geralmente, é aconselhável começar com pequenas tarefas e estas podem ser divididas novamente.

Você terá sentimentos iniciais de sucesso, ganhará autoconfiança e estará motivada a enfrentar desafios ainda mais difíceis.

Você descobre seus próprios pontos fortes, habilidades e recursos.

Além disso, você deve considerar que não tem desafios mais difíceis a enfrentar, porque já enfrentou problemas muito piores.

Portanto, se você já passou pelo pior, você pode superar qualquer coisa.

Naturalmente, parentes e amigos são de grande importância em tal situação.

Você pode encontrar apoio emocional deles, ajuda prática e oportunidades de cuidar das crianças (de curto prazo).

O desenvolvimento de seus filhos também será aprimorado se você os integrar em diferentes círculos sociais.

Muitos parentes e amigos ficam do lado de uma das partes, para que a rede de amigos que você conhece possa ser dividida em dois campos.

Então, é importante que você tente encontrar novos amigos muito rapidamente.

Muitas vezes, os pais não conseguem resolver suas tarefas práticas porque não possuem todas as informações necessárias, mas esse é um problema que geralmente pode ser resolvido imediatamente.

Como mulher separada, você precisa de muitas informações sobre seus direitos financeiros (direito a manutenção, assistência social, subsídio de moradia, apoio educacional etc.)., especialmente se estiver inativa.

Se você está trabalhando ou precisa trabalhar novamente, mas precisa deixar seus filhos em casa, precisa de informações sobre cuidados com as crianças.

Se não houver vagas suficientes em jardins de infância e creches, não se preocupe, pois possui uma vantagem como mãe solteira e pode ser ajudada na alocação de vagas.

Às vezes, existem escolas durante todo o dia nas proximidades.

Uma colocação permanente de crianças é possível em lares adotivos, internatos, residências de estudantes e aprendizes, comunidades ou lares juvenis supervisionados profissionalmente.

Você pode não ter tido nada a ver com gerenciamento das finanças da casa até o momento, então definitivamente deve tomar medidas para aprender sobre isso e administrar melhor as finanças.

Você pode ir para a Educação de Adultos e Estudos da Família, ou pode começar a frequentar aulas de culinária e panificação ou aprender sobre nutrição e economia doméstica em um centro de aconselhamento.

Não negligencie sua saúde; procure seguir uma dieta saudável e durma adequadamente.

Finalmente, você não deve hesitar em ir a um grupo de apoio.

Aqui, você pode conhecer pessoas na mesma situação que você e pode compartilhar seus problemas e obter orientação.

Você receberá apoio emocional, informações úteis (sobre compromissos financeiros, serviços públicos, compras de baixo custo, contatos amigáveis ​​em agências governamentais, livros úteis etc.) e, às vezes, até mesmo ajuda prática (como assistência recíproca à criança).

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