Tratamentos Alternativos Para Transtorno De Ansiedade

Os transtornos de ansiedade são uma das condições de saúde mental mais comuns.

Estima-se que 18% da população do país, tenham algum tipo de transtorno de ansiedade.

No entanto, muitas pessoas com transtorno de ansiedade costumam hesitar em procurar tratamento.

As terapias alternativas estão se tornando cada vez mais populares.

Se você está sentindo ansiedade e não deseja buscar tratamentos convencionais, você pode tentar terapias alternativas.

O objetivo básico da terapia alternativa é melhorar sua saúde geral e aliviar os sintomas de ansiedade com poucos ou nenhum efeito colateral.

Terapias alternativas podem ser úteis para reduzir a ansiedade, mas pode levar algum tempo antes de você ver os resultados.

Se você está tendo um ataque de pânico ou outros sintomas graves de ansiedade, a terapia alternativa sozinha provavelmente não será suficiente.

As terapias alternativas geralmente funcionam melhor quando usadas junto com o tratamento tradicional, como medicamentos e aconselhamento.

É sempre melhor consultar seu médico antes de iniciar um programa de tratamento alternativo.

Aqui estão alguns tratamentos alternativos que podem ajudar com a ansiedade:

Limite A Ingestão De Cafeína

Aquela xícara de café matinal pode ajudá-lo a se levantar da cama, mas tomar muito pode causar nervosismo e diminuir sua capacidade de lidar bem com a ansiedade.

Também pode fazer com que seu corpo aja como se estivesse sob estresse, acelerando os batimentos cardíacos e aumentando a pressão arterial.

Isso pode levar a um ataque de pânico.

Veja também: Tratamento De Ansiedade Social: 12 Maneiras Garantidas De Superar

Evite Álcool E Nicotina

Algumas pessoas usam álcool e nicotina para aliviar os sintomas de ansiedade.

Esse alívio é apenas temporário.

O álcool e a nicotina podem piorar e tornar os sintomas de ansiedade mais frequentes.

Coma Uma Dieta Balanceada

É importante manter uma dieta balanceada, esteja ou não sentindo ansiedade.

Tente comer uma grande variedade de alimentos frescos, integrais e orgânicos todos os dias.

Comer alimentos saudáveis ​​faz você se sentir melhor.

Evite alimentos processados ​​ou fast food e limite a ingestão de doces.

Comer alimentos não saudáveis ​​adiciona estresse ao seu corpo.

Isso o torna menos capaz de lidar com as outras tensões de sua vida.

A chave para uma dieta de baixa ansiedade é evitar alimentos que possam contribuir para os sintomas de ansiedade.

Você pode considerar a eliminação dos alimentos comuns que aumentam os níveis de estresse do corpo em algumas pessoas:

  • Alimentos fritos são difíceis de digerir, não são nutritivos e podem contribuir para problemas cardíacos.
  • O álcool desidrata o corpo e pode perturbar o equilíbrio hormonal do corpo.
  • O café contém cafeína.

Quando consumida em grandes quantidades, a cafeína pode provocar ansiedade e sensações de um ataque de pânico, como taquicardia.

  • Os produtos lácteos podem aumentar os níveis de adrenalina do corpo quando comidos em excesso.

Isso pode contribuir para sua ansiedade.

  • O excesso de açúcar refinado pode desencadear sintomas de ansiedade e ataque de pânico.
  • Alimentos formadores de ácido, como iogurte, ovos, creme de leite, vinho e fígado, podem diminuir os níveis de magnésio do corpo, o que pode desencadear sintomas de ansiedade.

Beba Mais Água

Setenta por cento do peso do corpo é água.

A água é o componente essencial de um corpo e mente saudáveis, e muitas vezes não tomamos o suficiente.

Beber de oito a onze copos grandes de água ou outros líquidos hidratantes por dia ajuda seu corpo a funcionar corretamente.

Isso pode ajudar a aliviar o estresse.

Veja também: Fobia De Dirigir: Aqui Está O Tratamento Ideal

Faça Exercícios Regularmente

Fazer exercícios regularmente é bom para aliviar o estresse.

Demonstrou-se que o exercício cardiovascular ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade e melhora o sistema imunológico.

O exercício cardiovascular significa aumentar sua frequência cardíaca por 30 minutos.

Desenvolver uma rotina regular de exercícios pode ajudá-lo a ter mais controle sobre sua saúde, o que também pode reduzir sua ansiedade.

Veja também: 3 Exercícios Essenciais Para Acalmar A Ansiedade

Durma Bastante

A falta de sono pode aumentar os pensamentos negativos e colocar um estresse extra no cérebro e no corpo.

Tente dormir pelo menos sete a nove horas de sono de qualidade todas as noites.

Se você tem problemas para dormir, tente apoiar a programação natural de sono do seu corpo:

  • ir dormir e acordar na mesma hora todos os dias
  • tirar apenas alguns cochilos curtos de 15 a 20 minutos no início da tarde se você precisar
  • expor-se à luz do sol pela manhã, passando mais tempo ao ar livre durante o dia com luz natural
  • evitar telas brilhantes uma a duas horas antes de dormir e dormir em um quarto escuro e fresco
  • fazer exercícios regulares

Veja também: Quer Diminuir A Ansiedade? Experimente A Vitamina Z: Sono

Massageie Seus Músculos

Os músculos podem ficar tensos devido ao estresse.

A massagem terapêutica ajuda a aliviar a tensão muscular e promove o fluxo sanguíneo em áreas-chave do corpo para liberar o estresse e a ansiedade.

Pratique Técnicas De Relaxamento

Meditação

Tirar um tempo para clarear sua cabeça pode fazer maravilhas.

A meditação não muda o mundo ao seu redor, mas pode mudar a maneira como você reage ao mundo.

Uma meditação bem-sucedida pode ajudá-lo a compreender melhor a origem de sua ansiedade e possivelmente superá-la.

A meditação relaxa o corpo e pode ajudar no tratamento de fobias e transtorno do pânico.

Uma maneira de meditar é sentar-se quieto em um lugar tranquilo e focar em nada além da tarefa de respirar profundamente.

Quando outro pensamento tentar entrar em sua mente, reconheça-o e deixe-o ir.

Veja também: Qual Tipo De Meditação É Melhor Para A Ansiedade?

Técnicas de respiração

As técnicas de respiração podem ajudá-lo a aprender a controlar a respiração, para que você não hiperventile durante um evento que produz ansiedade.

Isso pode ajudar a mantê-lo calmo.

Experimente sentar-se com as costas retas.

Em seguida, respire profundamente, inspirando pelo nariz a partir do abdômen e tente colocar o máximo de ar possível nos pulmões.

Isso ajudará a trazer mais oxigênio para o corpo, o que o ajudará a se sentir menos tenso, sem falta de ar e menos ansioso.

Quando seus pulmões estiverem cheios, expire lentamente pela boca e repita conforme necessário.

Ioga

A ioga combina técnicas de respiração, meditação e alongamento por meio de posturas em movimento e estacionárias.

De acordo com a Anxiety and Depression Association of America (ADAA), a ioga é uma das 10 principais práticas alternativas usadas para tratar uma variedade de distúrbios, incluindo ansiedade e depressão.

Quando praticado regularmente, torna-se mais fácil alcançar a sensação de relaxamento que você obtém com a ioga em sua vida diária.

Tente inscrever-se em uma aula ou em aulas particulares para ajudar a garantir que você se mova nas posições corretamente para evitar lesões.

Acupuntura

A acupuntura é um tratamento tradicional chinês para ansiedade, depressão e outras condições de saúde.

Durante a acupuntura, o praticante enfia agulhas finas e afiadas nas camadas superiores da pele em pontos do corpo que correspondem a diferentes órgãos.

Acredita-se que a acupuntura atue ativando substâncias químicas analgésicas naturais no cérebro.

Para algumas pessoas, é eficaz na eliminação ou redução da ansiedade.

Suplementos

Os estudos continuam a examinar os efeitos dos remédios à base de ervas para tratar a ansiedade leve a moderada.

Embora os pesquisadores tenham descoberto alguma associação positiva entre os sintomas de ansiedade e o uso de certas ervas, não existe nenhuma evidência forte de que os remédios à base de ervas sejam úteis para a ansiedade.

Você deve estar ciente dos riscos e benefícios potenciais dos remédios fitoterápicos.

Os suplementos nutricionais e ervas usados ​​para aliviar a ansiedade incluem o seguinte:

  • A vitamina B-12 é uma vitamina que desempenha um papel fundamental no sistema nervoso e pode reduzir a sensação de ansiedade.
  • A camomila no chá pode ter um efeito calmante e anti-ansiedade.
  • A raiz de kava é um suplemento que pode reduzir a ansiedade, mas também pode causar efeitos colaterais graves, incluindo danos ao fígado.
  • O inositol é um tipo de carboidrato usado como suplemento.

Pode reduzir a sensação de ansiedade.

  • Valeriana é um suplemento feito da raiz de uma flor rosa chamada Valeriana officinalis.

Pode ajudar a reduzir a ansiedade e os problemas de sono.

  • O suplemento de passiflora é derivado da planta passiflora e acredita-se que seja moderadamente eficaz no tratamento da ansiedade.
  • L-teanina é um aminoácido encontrado naturalmente no chá verde e preto, assim como nos cogumelos.

Também está presente em suplementos e pode reduzir o estresse e a ansiedade.

Sempre verifique com seu médico antes de tomar qualquer um desses suplementos.

Alguns podem ter efeitos colaterais perigosos.

Por exemplo, a kava foi associada a problemas hepáticos.

Ela também pode interagir perigosamente com medicamentos que são metabolizados pelo fígado.

A valeriana costuma causar dores de cabeça e estômago embrulhado e pode não ser seguro tomar durante a gravidez.

Conclusão

É sempre uma boa ideia conversar com seu médico antes de iniciar um novo regime de tratamento.

Isso ajudará a minimizar complicações potenciais.

Se o seu objetivo é se sentir melhor, incorporar essas práticas ao seu plano de tratamento pode ser muito útil.

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Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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